Colapso em Hebes Chasma

Hebes_Chasma_HRSC_MarsExpressHebes Chasma num mosaico construído com imagens obtidas pela sonda Mars Express entre 2004 e 2009.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

Hebes Chasma é uma depressão fechada, situada cerca de 300 quilómetros a norte de Valles Marineris, na superfície de Marte. Rasgada por poderosas forças tectónicas, esta magnífica cicatriz geológica cobre uma área aproximada de 25720 km2, e tem uma profundidade máxima de cerca de 9,2 km, o que a torna no mais profundo sistema de canhões do planeta vermelho.

No interior de Hebes Chasma encontra-se Hebes Mensa, uma enorme montanha com o topo plano, que se eleva ao mesmo nível das planícies circundantes. Com aproximadamente 4412 km2 de área, esta estrutura ocupa uma fração significativa da superfície total de Hebes Chasma.

Hebes Mensa é um quebra-cabeças para os cientistas. Os seus estratos incluem não só materiais vulcânicos semelhantes aos das paredes do canhão, mas também finos grãos de poeira e sedimentos lacustrinos.

Hebes_Mensa_Mars_ExpressPerspetiva sobre o extremo leste de Hebes Mensa, criada com imagens obtidas pela sonda Mars Express.
Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum).

Na imagem de cima podemos ver uma reentrância talhada pelo colapso parcial do extremo leste de Hebes Mensa. No seu interior encontra-se uma mancha escura formada por detritos com origem nas paredes da montanha. Estes detritos são provavelmente constituídos por finos grãos de areia basáltica que deslizaram ao longo da encosta, possivelmente com o auxílio de água proveniente de fissuras na rocha criadas por lençóis subterrâneos ou pela fusão de depósitos de gelo.

Dados recentemente obtidos pelas sondas Mars Express e Mars Reconnaissance Orbiter revelam a presença de depósitos ricos em sais de sulfato na região oriental de Hebes Chasma. Estes minerais são formados pela interação da água com as rochas, o que sugere que o canhão teve no passado um grande lago no seu interior.

1 ping

  1. […] Fontes: APOD, AstroPT […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights