Perda de massa glaciar atribuída a causas naturais e humanas

1st-pic-rexfeatures_1503270a

Sabe-se que os glaciares estão a derreter e que isso irá fazer aumentar o nível do mar, afetando assim a civilização humana.
A causa são as alterações climáticas.

Mas qual será a razão destas alterações climáticas que afetam diretamente os glaciares?
Será uma razão antropogénica (provocada/causada por humanos) ou natural?

O mais recente estudo sobre alterações climáticas que afetam os glaciares concluiu que ambas as razões são válidas.

A diminuição atual dos glaciares deve-se não só a causas atuais mas a causas que duraram décadas – em que o produto final, aquele que vemos, é a quebra de glaciares, mas não podemos ser “inocentes” de pensar que essa quebra se deu devido a algo temporário.

Este novo estudo concluiu que a perda de massa glaciar entre 1851 e 2010 se deveu em cerca de 30% a causas antropogénicas e em cerca de 70% a causas naturais.
Ou seja, a causa é maioritariamente natural.

No entanto, o mesmo estudo concluiu que nos últimos 20 anos (1991-2010) a causa antropogénica aumentou (ou não) para valores entre 24% e 69%.

8 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Entendido! Desculpe-me pelo equívoco!
    🙂

  2. Desculpe-me se pareci sensacionalista, não foi a minha intenção!

    Obrigado pela atenção!

    1. Quando falei em sensacionalistas, não falei em si ou dos seus comentários, mas no que normalmente se lê nas notícias sobre estes assuntos 😉

  3. Com esse derretimento, a única causa disso seria o aumento do nível do mar, alagando, assim, as cidades litorâneas? (Não que isso seja pouco)!

    Ou pode causar algo á mais?
    E isso continuando á aumentar, o que pode ocorrer?

    Bom, peço desculpas pelas várias perguntas nos vários posts, mas gostaria de entender isso mais, e as causas, principalmente quando converso em com as pessoas sobre esses assuntos e não sei bem opinar, e também para entender mais, pois não concordo com algumas coisas que falam, achando que é alarmista ou muito ao “pé-da-letra”, mas não estou dizendo que eu tenho a razão ou que entenda algo, especialista, não quero dizer isso, e respeito a opinião deles. Mas, sinto mais seguro no que a Ciência diz, por isso gosto de aprender aqui.

    Obrigado!

    1. A primeira pergunta já foi respondida aqui:
      http://www.astropt.org/2014/08/28/cosmos-decimo-segundo-episodio/comment-page-1/#comment-564328

      Quanto ao resto, esses presságios têm mais sensacionalismo que ciência, porque a ciência ainda não pode dar todas as respostas quanto a esse assunto.

      abraços

  4. Será importante referir que a margem de erro desses valores é de 35% e 24% como seria de esperar deste tipo de conclusões.
    É também interessante comparar a evolução da área de gelo do Artico e do Antártico, pois enquanto que no Artico os valores têm estado abaixo da média (em especial em 2012) no Antártico têm estado acima da média! Na minha modesta opinião, os dados não levam a nenhum alarmismo.
    Quando os média mostram aqueles glaciares gigantes a partirem-se para dentro do mar, temos de nos lembrar que isso sempre aconteceu e sempre irá acontecer durante o Verão e que o gelo volta a ser reposto no Inverno, a única novidade é o dramatismo dos jornalistas que só dizem metade.

    Deixo o link para o gráfico interactivo, Ártico/Antártico que me parece interssante:
    http://nsidc.org/arcticseaicenews/charctic-interactive-sea-ice-graph/

    1. Excelente comentário! 🙂

    • Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernanbdes on 17/08/2014 at 12:33
    • Responder

    Essa era também a minha opinião embora o aquecimento global esteja a aumentar a sua contribuição. Um abraço.

  1. […] peso maior? – qual a importância de outras causas, externas, como os ciclos solares? – será que o degelo das calotas polares se deve maioritariamente ao aquecimento global ou à poluição? – tendo em conta a deterioração […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights