Luz e Escuridão

Crédito: ESA/Hubble & NASA

Nesta imagem feita pelo Telescópio Espacial Hubble vemos fenómenos cósmicos interessantes.

No meio superior da imagem, vemos um pequeno e jovem objeto estelar chamado SSTC2D J033038.2+303212. É uma proto-estrela, uma estrela na sua fase de formação. Enquanto ela se forma, rajadas brilhantes de gás saem da estrela e um disco de material brilhante orbita-a.

Um pouco mais abaixo, vê-se a nebulosa de reflexão [B77] 63, uma nuvem de gás interestelar que reflete a luz das estrelas (sobretudo LkHA 326 e LZK 18) inseridas nela.
Esta nebulosa e estas estrelas parecem estar a “expelir fumo”, material escuro. Mas é só uma interpretação baseada em perspetiva. Nada mais.
Na verdade, fora desta nebulosa encontra-se uma outra nebulosa: a nebulosa escura Dobashi 4173. Nebulosas escuras são nuvens bastante densas de material – tão densas que obscurecem a luz dos objetos atrás e que por isso as fazem parecer “buracos no espaço”. Na verdade, são locais de forte formação estelar (e planetária).