Incrível vídeo de uma explosão vulcânica!

Um casal australiano de férias na Papua Nova Guiné teve um encontro imediato com um dos mais violentos fenómenos naturais. Depois de saberem que o monte Tavurvur exibia sinais de atividade, Phil e Linda McNamara meteram-se num barco e rumaram em direção ao local. Quando lá chegaram, pegaram na câmara e registaram em vídeo o momento exato em que o vulcão sucumbia à imensa pressão acumulada no seu interior. Vejam em baixo:

 

O vídeo foi obtido no passado dia 29 de Agosto, e mostra o poder destrutivo de uma explosão vulcânica. O fenómeno lançou lava e detritos a centenas de metros de altitude, e gerou uma violenta onda de choque que atingiu o barco cerca de 13 segundos após a explosão.

Rabaul_Nova_Bretanha_OLI_Landsat8_020914Cinzas em redor do monte Tavurvur numa imagem obtida pelo satélite Landsat 8, a 02 de setembro de 2014. A cidade de Rabaul situa-se a cerca de 7 quilómetros de distância do vulcão.
Crédito: OLI – Landsat 8/Jesse Allen (USGS)/anotações de Sérgio Paulino.

Tavurvur é um pequeno estratovulcão, situado na extremidade nordeste da ilha de Nova Bretanha. O vulcão tem estado particularmente ativo nos últimos 20 anos. Em 1994 foi responsável pela destruição de dois terços da vizinha cidade de Rabaul, o que forçou a população ao seu abandono temporário.

1 comentário

  1. Absolutamente incrível!
    A quantidade de gases liberada é imensa, e foi tudo em tão pouco tempo.
    Parabéns ao casal pelo espírito científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights