VLT segue o cometa de Rosetta

Crédito: Colin Snodgrass/ESO/ESA

Crédito: Colin Snodgrass/ESO/ESA

A mancha brilhante e desfocada que se vê no centro desta imagem trata-se do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, ou 67P/C-G. Este não é um cometa qualquer mas sim o alvo da sonda espacial Rosetta da ESA, que se encontra atualmente no interior da coma do cometa, a menos de 100 quilómetros do seu núcleo. Com a Rosetta tão próxima do cometa, a única maneira de ver o 67P/C-G na sua totalidade é observá-lo a partir do solo.

Esta imagem foi obtida a 11 de agosto de 2014 com um dos telescópios de 8 metros do Very Large Telescope (VLT) do ESO, no Chile. Foi composta a partir da sobreposição de 40 exposições individuais, cada uma de 50 segundos, depois de removidas as estrelas de fundo, de modo a obter a melhor imagem possível do cometa. A sonda Rosetta encontra-se no interior do pixel central da imagem e é muito pequena para poder ser resolvida.

(…)

Apesar do 67P/C-G aparecer ténue nesta imagem, o objeto encontra-se claramente ativo, com uma coma de poeira que se estende 19 000 quilómetros para lá do núcleo. Esta coma é assimétrica uma vez que a poeira vai sendo varrida na direção oposta à do Sol – o qual se localiza para lá do canto inferior direito da imagem – e começa a formar uma característica cauda cometária.

(…)

Leia o artigo completo, na página do ESO.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights