Escolhido o destino da sonda Philae

local_J_Philae_67PLocal J, na superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. Imagens obtidas pela sonda Rosetta.
Crédito: ESA/Rosetta/MPS para a equipa OSIRIS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA.

Foi ontem anunciado o destino final da pequena sonda Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. O alvo, denominado “local J”, foi selecionado de uma lista de 5 candidatos, e situa-se na “cabeça” do cometa, numa área pouco acidentada, próxima de uma região ativa. A opção alternativa é o “local C”, uma área relativamente plana no “corpo” do cometa.

local_J_67P_NAC_OSIRIS_Rosetta_200814O local J visto pela sonda Rosetta, a 20 de agosto de 2014, a uma distância de 67 km (resolução da imagem: 1,2 metros/pixel).
Crédito: ESA/Rosetta/MPS para a equipa OSIRIS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA.

“Nenhum dos cinco candidatos satisfazia 100% dos critérios, mas o local J é claramente a melhor solução”, afirmou Stephan Ulamec, responsável do projeto Philae. O local oferece um risco mínimo para a sonda Philae. Nesta região, a maioria dos declives tem menos de 30% de inclinação, o que reduz o risco da pequena sonda tombar durante as manobras de contato com a superfície do cometa. O terreno tem poucos blocos comparativamente aos outros locais, e recebe luz solar suficiente para manter os instrumentos científicos da sonda em pleno funcionamento, usando apenas a energia disponibilizada pelos painéis solares.

Philae deverá pousar no cometa no dia 11 de novembro. Nas próximas semanas, o local será examinado em maior detalhe, com o objetivo de calcular com maior precisão a trajetória de descida da pequena sonda, desde a sonda-mãe Rosetta até à superfície do cometa.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Boa sorte pra sonda. Não deve ser uma manobra fácil…

  2. O mais importante neste caso é determinar a composição do solo local, sua idade, a alcalinidade dos traços de água e se há alguns isótopos em ambos os casos. Algum micro organismo duvido, mas não é impossível, seria a mais importante descoberta deste século até agora.

  3. Conto os dias para este evento. Que seja mais um grande sucesso para esta missão. =)

    • Graciete Virgínia Rietsch Monteiro Fernanbdes on 16/09/2014 at 11:34
    • Responder

    Extraordinário é pousar num local pré-determinado e comandado cá da Terra. Importantes também serão as novidades que nos enviará!!!!!

  1. […] na passada quarta-feira 1 ano que foi selecionado o destino final da sonda Philae na superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. Para assinalar a data, a ESA divulgou este […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.