Astrologia para pessoas estúpidas

3157312644_6e75d7ee5c_o

Temos escrito alguns artigos sobre astrologia, como podem ler nesta categoria, nomeadamente alguns a explicar porque os fundamentos da astrologia são contrários ao conhecimento científico, como por exemplo, este e este.

penny-believes-in-astrology-the-big-bang-theory

A astrologia não é só uma vigarice que nega o conhecimento científico que utilizamos todos os dias com 100% de sucesso, mas denota também um pensamento de criança com uma tremenda falta de imaginação (que pensa que o mundo gira à sua volta).

astrology-1

No jornal Público, Miguel Esteves Cardoso coloca os “pontos nos iis” e chama “os bois pelos nomes”.
Leiam o artigo de opinião, aqui.

Só para vos “abrir o apetite”, deixo aqui algumas das suas frases:

“(…)
A astrologia é ideal para pessoas estúpidas e ignorantes que querem passar por sábias. Aprende-se uma dúzia de estereótipos e fica-se equipado para a vida.

É um método grosseiro de catalogação, que predefine as pessoas e dispensa o conhecimento profundo e demorado de cada uma.
(…)
É uma lista de preconceitos e de simplificações.

Cada vez mais há bestas que invocam a astrologia para justificar a dificuldade que têm em pensar.”

A minha namorada e eu éramos incompatíveis: ela era Capricórnio e eu não me deixo levar por vigarices.

A minha namorada e eu éramos incompatíveis: ela era Capricórnio e eu não me deixo levar por vigarices.

18 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Denise Amstalden on 09/06/2018 at 20:49
    • Responder

    Só um adendo:
    Uma vez tive a oportunidade de conversar com um astrólogo. Ele é uma pessoa extremamente inteligente, tanto na parte lógica quanto emocional.
    Eu disse que o admirava muito e que através dele me interessei por astrologia.
    Ele me disse que não atende mais e que na prática nunca acreditou em astrologia, mas que era por natureza uma pessoa influenciadora e inteligente, sabia desde criança o que dizer às pessoas. Ele fez muito dinheiro assim. Eu até o questionei sobre ganhar dinheiro assim, mas ele disse que pessoas pagam caro em livros de ficção e que o que se vende é o tempo, no caso, o tempo do astrólogo em atender o cliente ao invés de estar exercendo outra atividade rentável, assim como num livro de ficção se cobra pelo trabalho criativo do autor, o material do livro, o tempo do tradutor se for o caso.
    Ele era tão inteligente e persuasivo que nem soube o que dizer.

    1. Em Portugal, também temos uma astróloga famosa que já disse publicamente que só fazia as “consultas” por uma questão de dinheiro e que ela não se deixa levar pelas mentiras que conta.

    • Denise Amstalden on 09/06/2018 at 20:32
    • Responder

    O que Carlos Oliveira disse faz sentido.
    Eu acreditava em astrologia, um astrólogo chegou a me pedir 459 reais por uma hora de consulta virtual.
    Eu estava em uma fase bem suscetível, depois li que astrologia é condenada pela Bíblia em várias passagens, no Corão e por uma fatwa e segundo Allan Kardec em seu livro Gênesis é dita como inútil. Na prática ela pode fazer muito pouco por uma pessoa, mas é rentável e pessoas continuarão a se aproveitar dela para ganhar dinheiro e os problemas que elas têm (físicos, emocionais, sentimentais) não serão sanados.
    Clarice Lispector em sua obra A Hora da Estrela ilustra bem como isso é na prática, ao final do livro.
    Já notei que astrólogos que se estabelecem têm só lábia (alta capacidade de persuadir pessoas, já vulneráveis, a maioria dos clientes de astrólogos são mulheres).
    Hoje eu não acredito mais nisso e não pago esses “profissionais”. Nunca quis olhar o mapa astral de meu filho.

    • Betinhofloripa on 07/10/2014 at 11:02
    • Responder

    Concluindo…qdo alguém quer realmente acreditar em algo, mesmo que se prove que no que essa pessoa acredita é falso, a pessoa em questão apenas desconsidera as provas contrárias e e continua crendo nos motivos que dão suporte à sua crença. Esse fenômeno se chama Raciocínio Motivado.

    • Betinhofloripa on 26/09/2014 at 11:08
    • Responder

    Cara, já cogitei a possibilidade de criar um site de horóscopo para ganhar dinheiro…é negócio certo e não precisa de conhecimento algum sobre o assunto…o que me impediu até hoje é essa tal de ética que vive me ceifando o ilícito…oh maldita!!!

    🙂

    Mas falando de outra treta…um colega meu, web designer , foi contratado para atualizar um site de numerologia, muito conhecido aqui na região .

    Segundo o que ele me falou, a carteira de clientes do site era enorme. Muito dinheiro rolava para a tal numeróloga.

    Ela havia confidenciado a ele que muitos empresários, políticos e pessoas de destaque na sociedade local eram clientes do site. Muitos só tomavam decisões importantes após “saberem” o que os números “diziam”.

    Durante os trabalhos ela, a numeróloga, explicou ao meu colega como eram feitos os tais cálculos.

    Bom, resumindo, ele analisou o site antigo e verificou que o cálculo presente no site que estava online estava errado…o programador anterior havia se equivocado e a fórmula diferia da fórmula que a numeróloga havia passado, portanto, todas as “previsões” anteriores estavam incorretas (melhor dizer, os cálculos estavam incorretos)

    Isso só prova que tudo não passa de farsa e que tanto faz o que vc “prevê” com esses embustes, porque a pessoa que acredita em tais coisas é o mesmo tipo de pessoa que vai em um show de mágica, ou seja, ela paga para ser enganada…só que as que vão em show de mágicas sabem que tudo não passa de uma ilusão, enquanto que as que creem em horóscopos, numerologia, ciganas, videntes, padres, pastores, pais-de santo, macumba, e todas essas baboseiras não têm essa noção…a noção de que tudo é mera ilusão e só servem para lhe tirar algum dinheiro…

    Abraços

  1. Ora, Carlos seu herege! Se astrologia não funciona, como você explica os poderes dos Cavaleiros do Zodíaco!? Ahhh, Agora quero ver :p

  2. (… comentário editado…)

    1. Caro Kaoni,

      Este é um local de ciência. Feito por cientistas e construído sobre bases científicas (internet).
      Por favor, não venha para aqui colocar links pseudos. Obrigado.

      Existem muitas experiências (duplamente cegas) que provam que a astrologia não serve para nada.
      Leia as experiências e não venha para um local científico cuspir na ciência. Obrigado.

      Além disso, tem os nossos artigos de divulgação sobre isso, onde qualquer pessoa consegue perceber que os parâmetros da astrologia são contrários às observações astronómicas.

      Não tenho grande paciência para hipócritas que usam a ciência diariamente e depois cospem na ciência quando decidem que a sua crença está acima da verdade que nos é dada pela natureza.

  3. O que está, na verdade, a ser criticado (e bem) é a astrologia de jornal/horóscopo de jornal.
    Que apenas considera o signo solar, quando na verdade cada pessoa tem 7 principais (Sol, Lua, Mercúrio, Vénus, Marte, Júpiter e Saturno). A verdadeira astrologia é muito mais complexa e difícil de aprender e dominar.

    A astrologia hermética funciona (e bem) se forem usados dados precisos de data, hora e local de nascimento e se o mapa astral resultante fôr analisado por um bom astrólogo com experiência.
    Era bom que primeiro se estudasse um pouco de determinado assunto (como dita o método científico) antes de o atacar e criticar…
    Como analogia seria o mesmo que um esquimó Inuit atacar e criticar a psicanálise por a achar estúpida e não ter ideia de conceitos como consciente e subconsciente

    1. O horóscopo de jornal é aquele que se conhece.

      No entanto, astrologia é astrologia.
      Por isso, o que o conhecimento nos diz é que TODA a astrologia está errada. Em tudo. Seja nas premissas seja nas vigarices que promove.

      Desenhe uma cadeira com as estrelas de carneiro e percebe que é tudo uma vigarice, chame Hermética ou não.
      Não há bons ou maus astrólogos. São todos astrólogos: crentes em porcarias sem quaisquer evidências.

      Era bom que estudasse o método científico ANTES de utilizar um método que lhe dá tudo, na mesma frase que uma crendice disparatada.

  4. Vou divergir um pouco de V.Sas; em todas as áreas tanto da ciência como nas humanas independentemente no campo em quê atuam, existem pessoas sérias e charlatões!! não à regra para definir quem é sério e responsável no quê faz e o quê diz mesmo que esse elemento seja renomado em diversas cadeiras e letrado em isso ou aquilo, simplesmente porquê “carater” não se aprende em salas de aula e em laboratórios e sim “se tem ou não tem”; muitos que se acham “sabichões de plantão” geralmente são os mais perversos no que fazem e no que atuam em suas vidas profissionais; a sociedade mundial está cheio desta espécia infelizmente ainda não em extinção!!; mas quem sabe um dia os Humanos vão modificar-se para melhor! aguardamos.

    1. Quem nos diz o que é correto e o que é errado é a natureza.

      2 + 2 = 4.
      Se você está na internet, é porque o conhecimento científico está correto.

      Quem lhe diz que a eletricidade é feita com geleia está a vigarizá-lo.

      Por isso, sim, sabe-se quem é sério e quem é charlatão.
      Se você quer ser enganado, está no seu direito. Mas toda a gente sabe quem é o charlatão.

    2. Renan,

      Há algo que tem a ver com esse post que você não percebeu. Pessoas sérias também podem fazer “caca”.

      Há pessoas bem intencionadas que querem ajudar, mas acreditam que estão ajudando com pseudociência ou esoterismos, que nunca se provaram eficientes ou tendo base de realidade.

      Uma pessoa muito legal pode se iludir achando que vai fazer um bem para as outras se indicar um livro que fala de cura de doenças usando pedras semipreciosas, por exemplo, porque simplesmente “gostou”, achou “natural”, “acreditou” que era verdade porque na capa dizia “medicina alternativa”, etc..

      Não é de hoje que vendem livros sobre isso e “terapeutas” usam pedras semipreciosas para cura, isso vem de muito tempo atrás, então essa pessoa sabe disso e a favorece na decisão de dar valor ao tema.

      Ela simplesmente acredita (muito facilmente) que aquilo funciona.

      E estuda o tema, vai usar nela mesma e indica para outras pessoas. Poderá até abrir um consultório.

      Um dia o efeito placebo funciona, o corpo se cura de algo sozinho, e essa pessoa vai usar essa situação para “se provar” que funciona. Mas ela não faz ciência, não avalia metodologicamente o resultado de todas as experiências, ela não faz estudos duplo cego e randomizado para concluir se realmente funciona ou não, ela simplesmente acredita e se ilude, iludindo outros, também.

      O charlatão em qualquer área faz mal, concordo com você, mas o que você não percebeu com esse post é que mesmo pessoas bem intencionadas se iludem e/ou iludem outras por simples crença ou ignorância de que algo é real ou pode fazer bem.

      Então uma pessoa séria e honesta pode se enganar, sim senhor, e enganar a outros, mesmo não querendo. Para isso basta acreditar em pseudociência, em esoterismos fajutos ou mesmo na religião que professa com a tal de fé que cura tudo. Curandeirismo de fé é um embuste e deveria ser penalizado como crime (mesmo que a pessoa seja bem intencionada e não charlatã). Esse é o grande problema da fé, ilude e propaga ignorância.

  5. Existe alguma explicação para pessoas de tais signos terem tais características na personalidade? Ou é pura validação subjetiva? Uma vez eu li uma explicação de que as pessoas nasciam em determinada época do ano e o clima influenciava sua infância, então isso gerava as tais características dos signos, mas não fiquei convencido.

    1. Pura validação subjetiva…

      Os “signos” não existem. Você pode pegar nas estrelas na zona de touro e desenhar uma cadeira. E, de repente, as pessoas deixavam de ter iniciativa para passarem a ser preguiçosas? 😉

      Além disso, como explicado em artigos anteriores, os signos estão desfasados da realidade (astronomicamente, “nasce-se” sob o “signo” anterior cerca de 1 mês), não existem somente 12 signos na eclíptica, e os signos não demoram 30 dias. Tudo isso são tretas da astrologia, totalmente contrárias à observação astronómica 😉

      abraços

        • Rhyan on 27/09/2014 at 04:19

        Sim, já conferi meu signo real no Stellarium! E não bate com o astrológico, o que rende boas confusões quando perguntam meu signo.

        hehehe, obrigado, abraço!

  6. Excelente!

  7. Bill Maher tem uma citação para religião que penso se pode aplicar perfeitamente para a Astrologia:

    http://en.wikiquote.org/wiki/Bill_Maher

    “What I have against religion is that they start you when you are so defenseless. I mean, I was three when they started pumping this bullshit into my head. I believed in Santa Claus and the Fairy Godmother, of course I believed in a virgin birth, and a guy lived in a whale, and a woman came from a rib. But then something happened that made me doubt all of it: I graduated sixth grade!”

    Tradução muito livre: “(…) O meu problema contra isto é que eles apanham-te quando estás mais vulnerável. Eu ouço falar disto desde que tinha 3 anos. Nessa altura acreditava no Pai Natal / Papai Noel , na Fada Madrinha e noutras tretas. Mas ao longo da vida depois aconteceu-me algo que me fez duvidar dessas coisas: fiz 12 anos e passei para o 7º ano de escolaridade”

    Maher basicamente quer dizer que cresceu mentalmente e deixou de acreditar em tretas mentirosas só porque alguém lhe dizia para acreditar nisso.

    Eu vou mais longe: estas tretas não apanham as pessoas só quando elas são crianças…

    A astrologia, como qualquer outra vigarice pseudocientífica (como reiki, homeopatia, etc), tem mais sucesso quando as pessoas estão mais vulneráveis, mais necessitadas, mais desesperadas.
    Neste aspeto, são crimes contra a Humanidade, porque se aproveitam da desgraça das pessoas para lhes venderem sonhos infundados e desgracá-las ainda mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights