Philae irá pousar no cometa no dia 12 de Novembro

local_J_67P_NavCam_Rosetta_210914O “local J”, visto pela NavCam da sonda Rosetta, a 21 de setembro de 2014.
Crédito: ESA/Rosetta/NavCam.

Está decidido! Será no próximo dia 12 de novembro que a pequena sonda Philae pousará na superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko – um dia depois da data inicialmente planeada. O alvo primário é uma área pouco acidentada na “cabeça” do cometa, denominada “local J”. Os responsáveis da missão reservam ainda como opção alternativa o “local C”, uma área relativamente plana no “corpo” do cometa. A confirmação final do destino da Philae será anunciada no dia 14 de outubro, depois de serem analisadas imagens adicionais em alta-resolução dos dois locais.

 

A Philae deverá separar-se da Rosetta pelas 08:35 (hora de Lisboa), a uma distância de 22,5 quilómetros do centro do cometa. A descida será documentada pela câmara ROLIS, um dos dois sistemas de imagem que seguem a bordo da Philae. A chegada ao “local J” ocorrerá cerca de 7 horas após a separação. Na altura, o sinal da Rosetta levará aproximadamente 28 minutos e 20 segundos a alcançar a Terra, pelo que o centro de controlo da missão receberá a confirmação do sucesso da manobra apenas pelas 16:00 (hora de Lisboa).

Caso seja selecionado o “local C”, a separação ocorrerá pelas 13:04 (hora de Lisboa), a 12,5 quilómetros do centro do cometa. A chegada da Philae à superfície do cometa concretizar-se-á cerca de 4 horas depois, com a respetiva confirmação na Terra pelas 17:30 (hora de Lisboa).

1 comentário

    • Rogério Gonçalves on 02/10/2014 at 23:55
    • Responder

    Boa noite,

    Vou estar atento para observar o sucesso do pouso da Philae. Valorizo este grande passo da tecnologia espacial, à dimensão dos acontecimentos dos primeiros passos na Lua, das viagens do vaivem, ou a permanente presença da ISS. Uma boa notícia que não tem o destak merecido nos média.

    Cumprimentos

    Rogério

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights