Os mais recentes lançamentos orbitais

av_clio_l7917201432237AM63

A 17 de Setembro um foguetão Atlas-V/401 foi lançado desde o Cabo Canaveral AFS transportando o misterioso satélite CLIO. Crê-se que este seja um satélite de comunicações seguras que veio substituir ou complementar o também misterioso satélite PAN. Mais informações sobre este lançamento podem ser lidas aqui.

Uma nova missão logística foi lançada para a estação espacial internacional a 21 de Setembro com um foguetão Falcon-9 v1.1 a colocar em órbita o veículo de carga Dragon SpX-4 (CRS4). Esta é mais uma missão comercial da SpaceX ao abrigo do contrato de abastecimento da ISS assinado com a agência espacial norte-americana NASA. A Dragon chegou sem problemas à ISS e irá regressar em breve à Terra. Outras informações sobre o lançamento podem ser lidas aqui.

Três novos membros para integrarem a tripulação da ISS foram lançados desde Baikonur a 25 de Setembro. Alexander Samokutyayev, Elena Serova e Barru Wilmore, foram lançados a bordo da Soyuz TMA-14M por um foguetão Soyuz-FG. Após entrar em órbita terrestre, um dos painéis solares da Soyuz TMA-14M não se abriu como estava previsto. Porém, esta situação não colocou em risco a missão e a cápsula espacial acoplava com a estação espacial internacional quatro órbitas mais tarde. Samokutyayev, Sereva e Wilmore fazem parte da Expedição 41/42.

O foguetão Proton-M/Briz-M voltou à actividade após uma paragem de vários meses devido ao acidente que levou à perda de um satélite de comunicações russo. O Proton-M/Briz-M colocou em órbita o satélite militar Olymp-K no dia 27 de Setembro. Numa tentativa (falhada) de esconder a natureza desta missão, as autoridades russas utilizaram a designação Luch para o satélite, referindo tratar-se de um veículo utilizado para a retransmissão de dados e comunicações. Mais informações aqui.

A China levou a cabo um novo lançamento orbital a 28 de Setembro ao colocar em órbita o satélite SJ-11 Shijian 11-07 a partir de Jiuquan e utilizando um foguetão CZ-2C Chang Zheng-2C. Este foi aparentemente o penúltimo satélite desta série que poderá ser utilizada para detectar o lançamento de mísseis, estando equipado com sensores de infravermelhos.

Um novo satélite meteorológico foi colocado em órbita pelo Japão a 7 de Outubro utilizando um foguetão H-2A/202. Lançado desde Tanegashima, o HImawari-8 é o primeiro de dois satélites meteorológicos da nova geração que irão melhorar as previsões meteorológicas e auxiliar na prevenção de desastres naturais.