Foguetão ‘Antares’ não tripulado da empresa Orbital explode após lançamento

Fantástica Imagem de Eduardo A. Encina do momento da explosão do foguestão #Antares pic.twitter.com/QVqLcAZsMv

Fantástica Imagem de Eduardo A. Encina do momento da explosão do foguetão #Antares
pic.twitter.com/QVqLcAZsMv

O foguetão Antares, da empresa norte-americana Orbital Sciences Corporation (OSC), que transportava a cápsula não tripulada Cygnus Orb-3 para a Estação Espacial Internacional (ISS), explodiu esta terça-feira seis segundos depois do lançamento, informou a NASA.

A NASA já comunicou que “não há indicação de que existam pessoas em perigo”, apesar de se verificarem “danos materiais significativos”. Conforme a página ‘Em Órbita’, “após deixar a plataforma de lançamento a ascensão inicial do foguetão Antares-130 parecia normal, porém a T+6s deu-se uma explosão num dos motores do primeiro estágio levando à perda de impulso e consequente impacto do foguetão na plataforma.”

O lançamento aconteceu na base de Wallops Island, no estado de Virginia nos EUA, e seria o primeiro lançamento nocturno destes foguetões por parte da OSC, uma das duas empresas contratadas pela NASA (sendo a outra a SpaceX) para transporte material para a Estação Espacial Internacional. Esta missão iria garantir o reabastecimento programado de alimentos e de equipamento científico, transportando um total de 2,2 toneladas de carga. Este reabastecimento será agora garantido pela Agência Espacial Russa.

Informação mais completa sobre esta missão em: aqui e Em Órbita
Informação actualizada na hora em: SIC Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights