Acertamos no cometa certo!

430x286xPhilae_ESA4X3_web_1024a.jpg.pagespeed.ic.T-aIlYI1qe

A conferência de imprensa que podem ver em direto aqui, começou com as palavras de Jean-Jacques Dordain, diretor da ESA (Agência Espacial Europeia).

Segundo ele, está tudo a correr bem (àparte os arpões que não se fixaram na superfície do cometa e interferências na comunicação com a Terra. Provavelmente a Philae pousou 2 vezes, já que da primeira vez devido à muito fraca gravidade e falta de arpões fixos, ela poderá ter levantado um pouco, e pousado novamente), mas temos que esperar por mais dados que a sonda Philae envie a partir da superfície do cometa. Agora é esperar pelos dados, e depois esperar que os cientistas analisem esses dados.

Mas o que mais me chamou a atenção nas palavras dele, foram as primeiras coisas que disse:

“It’s a great day. Not only for ESA but for the world. We landed and Philae survived the landing. We have landed at the right place. It’s also the right comet, don’t worry. And we have got the radio link which is very important and we have the power on board.”

Basicamente ele diz que é um grande dia para a Humanidade, porque pela primeira vez pousamos na superfície de um cometa.
Mas em termos de educação científica, o que me chamou mais à atenção foi ele ter dito que pousamos no cometa certo e no sítio certo!

Como eu disse neste comentário

“Este é o poder do conhecimento científico!

Queria ver os pseudos, os astrólogos, defensores do Reiki, homeopatetas, etc, pousarem o que quer que seja… noutro continente… quanto mais num pequeníssimo objeto a viajar a velocidades incríveis a milhões de kms de distância, após 10 anos a viajar pelo vazio espacial.
Será que os ignorantes que negam a existência de eletricidade, do Sol e das estrelas, vão aparecer a dizer que não pousamos no cometa e que é tudo feito numa garagem europeia?

Este é um extraordinário feito científico!
Celebremos o Poder da Ciência! 😉

Isto é quase como Lançar Dardos. Só que o Alvo está a milhões de kms de distância e queremos acertar no centro só com uma jogada! E, incrível!, conseguimos acertar mesmo onde queríamos!

Outra analogia: conseguimos um Hole-In-One, no Golfe, se o buraco estiver a milhões de kms de distância! Isto é que é precisão! 😀

E, claro, temos que esperar que a nossa seta/dardo chegue ao alvo… ou que a nossa bola de golfe entre no buraco… e essa viagem demora 10 anos!”

E conseguimos fazer tudo isto com enorme SUCESSO!

Esta é uma das vantagens do conhecimento científico!

12 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Sem dúvida!
    Muita matemática, muita engenharia, muitas horas a desenvolver o projecto e também uma boa dose de “ranso”, pois as hipóteses rondavam os 50%…por o que ouvi.
    Claro que os “abobrados do cérebro” só pousam o copo da cerveja e os glúteos na cadeira, quando vão escrever tretas no blog; mas esses poisos quase não falham, tem uma precisão de 99%!

  2. É de facto fantástica a capacidade tecnológica, note-se que é tecnologia com uma década de existência! Pois foi construída há 10 anos.
    De tempos em tempos infelizmente ainda se ouvem uns comentários do tipo “tanto dinheiro para nada” etc… é certo que quem assim pensa não deve frequentar o Astropt, mas só para meter-mos as coisas na perspectiva certa lembrei-me de fazer uma pequena comparação. Segundo a ESA o total da missão tem um custo de 1,4 biliões de euros, +/- 1,8 biliões de dólares, é muita massa sem dúvida, mas para comparação, a construção de um porta aviões actual, classe Nimitz, custa cerca de 4,5 biliões de dólares! (fonte: wikipédia) Dá para fazer duas 2,5 missões como esta! Alguém se lembra de ouvir críticas à construção de porta aviões? Eu não…
    Esta missão é europeia, a fatia do orçamento só da França destinada às forças militares por ano, é de 61,2 biliões! (também wikipédia).
    Tanto que poderia ser feito em termos de exploração espacial!

    1. Na CNN ouvi dizer que o custo é similar a 3 “jumbo planes”, ou seja, 3 aviões enormes 😉

      Ou seja, são migalhas para se chegar longe no sistema solar 😉

        • PAULO on 15/11/2014 at 00:33

        Algo como dois Airbus A380 e um Airbus A350-800, sobrando para combustível quase $14.000.000,00 (USD).

    2. Se calhar, o dinheiro roubado do BPN e do BES dava para uma missão tripulada com políticos e empresários corruptos cá da nossa terra a esse cometa!

      1. Não percebi.

        A prenda por roubarem, é terem uma viagem espacial grátis? 😛

        Se assim for, também vou começar a roubar!! ihihihihih 😛

        • PAULO on 15/11/2014 at 03:02

        One way trip!
        Auf Wiedersehen; bem ao estilo de Sebastião José de Carvalho e Melo quando da perseguição dos Jesuítas.

  3. Carlos, saberás avançar o que é que distingue um cometa “certo” de um cometa “errado”? Não são todos mais ou menos iguais? Que dados terão eles já recebido para poderem determinar que é “certo”? Ou será apenas uma forma de dizer que como conseguiram lá pousar, é o cometa “certo”?

    1. Tendo em conta a quantidade de cometas que existem no universo, conseguiram acertar no cometa que queriam…

      Pelo menos, foi assim que interpretei 😉

      1. O cometa não está propriamente rodeado de outros cometas…
        Cá para mim é o “certo”, porque com outro cometa poderiam ter tido o azar de destruir a sonda ao pousar. Ou seja, este tornou-se o “certo” ao permitir o sucesso da missão. Mas é apenas a minha interpretação.

      2. ahhh Sim, pode realmente ser isso. Tens razão! 😀

  4. Séculos de conhecimento científico a transformar a vida das pessoas ao ponto de estarmos rodeados por produtos, serviços e experiências planejados, criados e até vendidos baseados no método científico e em todos os avanços da ciência… e uma parcela considerável da população mundial ainda desdenha da ciência e prefere acreditar nas mais absurdas histórias das pseudociências e das mitologias. Felizmente basta um “punhado” de cientistas e de pesquisas para que toda a humanidade colha os frutos do progresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights