Philae envia imagem da superfície do Churyumov-Gerasimenko

Philae_10881735_859672

A sonda europeia Philae enviou a primeira imagem obtida desde a superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.

No entanto, nem tudo correu como estava previsto. O que é que se sabe até agora?

O Philae saltou por duas vezes na superfície do cometa, tendo feito três pousos na superfície. O primeiro salto teve uma duração de cerca de duas horas, enviando o módulo de volta para o espaço a uma distância não determinada, mas substancial. Provavelmente o Philae desceu finalmente perto do «pescoço» do cometa, especialmente devido à rotação deste enquanto que o módulo ressaltava pela primeira vez.

Mais informações aqui.

Imagem: ESA

4 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. António, sendo eu apenas um “cusco” de tudo o que é relacionado com astronomia, considerar um folclore aos festejos acho no mínimo “agressivo” de mais. (Desculpem os termos/erros mais técnicos….)
    1º – Foi conseguida (mesmo com alguns percalços) um pouso na superfície do cometa, algo inédito, algo novo.
    2º – 10 anos depois do lançamento, lá estava ela, e aqui (é a minha opinião), mesmo que se tivesse esbardalhado durante a aproximação ou aterragem (ou como lhe queiram chamar por ser num cometa), já iria permitir ter muita informação para futuras expedições do mesmo género. O erro também leva ao sucesso…ou não é esse o principio do método cientifico? Aqui também penso eu que se pode aplicar o mesmo….correu mal? Então toca a corrigir a parte que correu mal, e vamos lá tentar de novo.

    Já li uns comentários nuns jornais cá do burgo, que era muito dinheiro gasto que dava para alimentar muitas criancinhas e tal….por este ponto de vista, ainda devíamos andar todos a fazer sinais de fumo para comunicar, pois isto da malta usar ondas de ŕadio/wi-fi, para ir à Internet é feitiçaria…

      • Ricardo André on 17/11/2014 at 00:17
      • Responder

      Essa do dinheiro mal gasto custa-me tanto a engolir…

      O orçamento da Nasa em 1969 foi inferior ao o que os EUA gastaram em cosméticos no referido ano…

    • António Castanheira on 14/11/2014 at 03:22
    • Responder

    A foto não é esclarecedora, por isso procurei até encontrar o que me permitisse compreender o que estava a ver. A foto parece mostrar apenas o que é um dos 3 pontos de apoio da nave, sendo que a nave em si mesma não está visível por se encontrar na sombra de uma cratera ou depressão. A foto seguinte permite compreender isso:

    http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-2832751/Rosetta-s-probe-stable-Philae-confirms-s-holding-67P-scientists-fear-tumbled-side.html

    Quando vejo grandes celebrações nos centros de controle das missões actuais fico sempre apreensivo, isto é, tudo aquilo me parece um folclore artificial: Ou é simplesmente isso que os jornalistas procuram mostrar ou os cientistas tentam justificar os fundos que durante tantos anos utilizaram….

    Não confundamos as coisas: Eu também acho notável que, após 10 anos, a sonda tenha conseguido encontrar uma agulha num palheiro, isto é, tenha reunido precisão suficiente para acertar um tiro de uma dificuldade incrível, mas parece-me algo contraditório estar-se a festejar quando se tem a consciência de que uma parte fundamental da missão pode nesse momento já estar comprometida…

    Acho que este show off, com twitters e tudo o mais, pode ser muito apelativo para os media, mas não credibiliza muito a longo prazo.

    • Dinis Ribeiro on 14/11/2014 at 02:07
    • Responder

    Não terá ressaltado para tão longe… Mas a situação é mesmo “complicada”….

    Race to get comet data before Philae dies
    http://www.newscientist.com/article/dn26553-race-to-get-comet-data-before-philae-dies.html#.VGVPvWd_vXp

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights