Nov 21

Asteroide UR116 vai bater na Terra?

O asteroide 2014 UR116 foi descoberto recentemente, a 27 de Outubro de 2014.
O asteroide tem cerca de 370 metros de comprimento e passa pela órbita da Terra, daí ser considerado potencialmente perigoso.
Mas será que vai bater na Terra?

asteroid-threat-global-action-plan-101109-02

Apesar do que alguns websites e páginas vigaristas andarem a dizer, a verdade é que, nos próximos 100 anos, o asteroide não vai bater na Terra, em Mercúrio, em Vénus, ou em Marte (a órbita dele não afeta mais planetas). Na verdade, o asteroide só estará relativamente próximo da Terra a 14 de Outubro de 2017 e estará mais próximo de Vénus a 19 de Agosto de 2159, e mesmo assim em ambos os casos passará mais de 10 vezes mais distante que a Lua da Terra. Para sabermos para períodos mais longos, a órbita deste asteróide tem que ser mais observada e melhor analisada. No entanto, do que já se sabe, pelo menos durante um século estamos seguros. Muito provavelmente, estaremos seguros nos próximos milhares de anos ou quiçá até para sempre. Muito provavelmente o asteroide irá bater num destes planetas num futuro longínquo, mas nessa altura já estaremos “noutra casa”.

Já se sabe onde vai bater? Não! Não se pode saber isso com tanto tempo de antecedência!
Alguns websites e páginas andaram a dizer que ele iria bater na Europa. Deixem-me ser claro: isso é completa e total vigarice!

Movimento do asteroide 2014 UR116. Crédito: MASTER-Kislovodsk

Movimento do asteroide 2014 UR116. Crédito: MASTER-Kislovodsk

Asteroides como este, que atravessam a órbita da Terra (umas vezes ficando mais perto do Sol, e outras vezes mais longe), existem às centenas. Não há nada de especial com este.
Só este mês, existem 4 asteroides semelhantes a este que irão passar pela órbita da Terra (a mais de 3 vezes a distância da Terra à Lua). É uma situação normal.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Nossa, se juntar todas as vigarices de apocalipse-asteroide que já noticiaram, nosso fim será num intenso bombardeamento tardio :p

  2. Olá, boa noite!

    Estava vendo um vídeo falando sobre o asteroide NT7, que vai cair na Terra em 2019, e vários outros vídeos falando sobre o fim do mundo, até um jornal de TV sério do Brasil falando que iria cair na Terra em 2019, que seri o fim da humanidade em 2019, e demais vídeos falando sobre isso, mas não assisti á todos, somente esse que fala do asteroide NT7, fizeram até uma animação.

    – Bom, tem risco desse asteroide cair aqui em 2019 ou em qualquer ano?
    – E os demais vídeos, são apenas alarmes falsos? Não são verdadeiros?

    Obrigado!

  1. […] é, uma das mais recentes tolices do Canal História tem a ver com o asteróide 2004 UR116. O artigo começa com o desproporcional título “Russos lançam alerta: identificado asteroide […]

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.