A Nebulosa da Chama em luz visível e infravermelho – APOD

flameVisIR_eso_960

Créditos da imagem e Copyright: Óptico (RGB + Ha): Aldo Mottino e Ezequiel Bellocchio (Argentina); Infravermelho: ESO/J. Emerson/VISTA.

O que ilumina a Nebulosa da Chama? A 1.500 anos-luz de distância na direção da constelação de Orion encontra-se uma nebulosa que, a partir de seu brilho e faixas de poeira escura, aparece, à esquerda, como um fogo ondulante. Mas o fogo, a rápida combustão de oxigênio, não é o que faz essa Chama brilhar.

Pelo contrário, a estrela brilhante Alnitak, a que está mais a leste na Cintura (ou Cinturão) de Orion e visível logo à direita da nebulosa, emite a luz energética na Chama que joga os electrões (elétrons, no Brasil) para longe das grandes nuvens de gás hidrogênio que residem lá. Grande parte do brilho resulta quando os electrões e o hidrogênio ionizado se recombinam.

A imagem acima da Nebulosa da Chama (NGC 2024), feita em cores falsas, é uma composição de luz visível e infravermelho, onde esta última faixa de energia torna visível um aglomerado de estrelas jovens. A Nebulosa da Chama faz parte do Complexo de Nuvens Moleculares de Orion, uma região de formação de estrelas que inclui a famosa Nebulosa Cabeça de Cavalo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights