A vermelhidão de Messier 71 – APOD

m71Franke1800

Créditos da imagem e Copyright: Bob Franke.

Hoje conhecido como um aglomerado (enxame) globular na tenra idade de 10 bilhões de anos, M71 está a apenas 13.000 anos-luz de distância dentro dos limites estreitos da fraca constelação da Flecha (em latim: Sagitta). Próximo ao plano da Via Láctea visto da Terra, suas 10.000 ou mais estrelas-membros estão reunidas em uma região de cerca de 27 anos-luz, perto do centro desta visão colorida composta.

Na verdade, a linha de visão de M71 passa ao longo do plano galáctico através de uma grande intervenção de poeira interestelar difusa. A poeira obscurece um pouco a luz das estrelas e dispersa luz azul de forma mais eficiente, mascarando o brilho das estrelas de M71 e mudando as cores verdadeiras das estrelas em direção ao vermelho.

O quanto as estrelas mudaram de cor? Siga este link para ter uma estimativa da vermelhidão causada pela poeira ou extinção galáctica, afim de que sejam corrigidas as cores das estrelas de M71. Correções do brilho e das cores das estrelas-membros de M71 são necessárias para medir a distância do aglomerado e saber sua idade usando um diagrama de cor-magnitude.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights