A Galáxia de Andrómeda em luz visível e infravermelho – APOD

M31-Spitzer-S

Créditos da imagem: Subaru Telescope (NAOJ), Hubble Space Telescope, Mayall 4M Telescope (KPNO, NOAO), Digitized Sky Survey, Spitzer Space Telescope. Processamento & Copyright: Robert Gendler.

Esta notável imagem composta em cores sintéticas foi feita a partir de arquivos em luz visível e dados de imagens de astronomia no infravermelho. O campo de visão abrange a Galáxia de Andrómeda (M31), uma espiral massiva a cerca de 2,5 milhões de anos-luz de distância. Na verdade, com pelo menos duas vezes o diâmetro da nossa própria Via Láctea, Andrómeda é a grande galáxia mais próxima.

A população de jovens estrelas azuis brilhantes de Andrómeda encontra-se ao longo de seus braços em espiral, com o brilho avermelhado, que indica a localização de regiões de formação de estrelas, traçado em dados de luz visível a partir de telescópios espaciais e terrestres.

Porém, os dados de infravermelho do Telescópio Espacial Spitzer, também misturados diretamente em canais detalhados compostos com cores vermelho e verde, destacam as encaroçadas faixas de poeira aquecidas pelas estrelas jovens enquanto elas mais se abarrotam perto do núcleo da galáxia. De outra forma invisível em comprimentos de onda ópticos, a poeira quente assume tons de laranja.

Duas galáxias companheiras menores, M110 (abaixo) e M32 (acima), também estão incluídas no quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights