O misterioso metano de Marte – APOD

methane5_nasa_960

Créditos da ilustração: Methane Workshop, Frascati Italy, Villanueva et al. (2009), NASA.

O que está criando metano em Marte?

Medições recentes do rover Curiosity, atualmente vagando pelo Planeta Vermelho, indicam um surpreendente aumento de 10 vezes na quantidade de metano atmosférico em relação a outras medições, num intervalo de meses. A vida é um grande produtor de metano na Terra, e assim a especulação desenfreada que é algum tipo de vida – a vida possivelmente microbiana – está a criar metano sob a superfície de Marte.

No entanto, existem outras possibilidades, onde um modelo de referência é a liberação repentina de metano produzido através da mistura de substâncias químicas específicas do solo com água subterrânea. As origens propostas do metano marciano estão representados na ilustração.

A origem do metano de Marte é uma área de pesquisa muito ativa, com missões como Curiosity (NASA) e Mars Orbiter (Índia) em busca de pistas através da medição das mudanças da abundância do metano, bem como possíveis subprodutos de diferentes processos de produção de metano.

3 comentários

  1. Uma conclusão que ainda não esta bem concluída .. é que um astro tem um funcionamento parecido com um organismo vivo. Com trocas de gases, estações, clima, etc. Ocorre aqui na terra, com o petróleo da mesma maneira que ocorre em Titã, e em Marte também com este ciclo do metano..

  2. Acho que vulcões expelem metano, ou CO², meio que esqueci isso, alguém poderia me satisfazer com respostas?

    1. Junto ao magma abaixo da crosta estão presentes vários gases, incluindo o metano. Quando há a erupção de um vulcão, o metano, junto com outros gases, é expelido na atmosfera. Mas em relação a outras fontes (por exemplo: animais e atividades humanas), a taxa do metano liberado por atividade vulcânica é baixa.
      http://en.wikipedia.org/wiki/Atmospheric_methane

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights