Este cometa Lovejoy – APOD

c2014_q2_2014_12_16dp950

Créditos da imagem e Copyright: Damian Peach.

O cometa Lovejoy (C/2014 Q2) está enquadrado como uma árvore de Natal cósmica com decorações estreladas neste retrato colorido telescópico, feito a 16 de dezembro. Sua encantadora coma é colorida de verde pelo gás diatómico fluorescente C2 à luz solar.

Descoberto em agosto deste ano, este cometa Lovejoy está indo para o norte através da constelação da Pomba (em latim: Columba), rumando à Lebre (em latim: Lepus) no sul de Orion e brilhante o suficiente para oferecer boas vistas binoculares.

Não sendo a sua primeira vez a passear pelo Sistema Solar interior, este cometa Lovejoy passará mais próximo ao planeta Terra a 7 de janeiro, enquanto o seu periélio (ponto mais próximo do Sol) será a 30 de janeiro. Claro, a passagem da Terra pelo seu periélio em 2015 está prevista para 04 de janeiro.

Como cometa de longo período, este cometa Lovejoy deve retornar novamente em cerca de… 8.000 anos.

7 comentários

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. h,j pela primeira vez consegui identificar uma constelação,claro q comecei por Orion,a mais fácil.Gostaria de dicas,pois vou comprar um telescópio p ver melhor essas maravilhas!! Estou apaixonada pela astronomia e quero saber mais.Me manda dicas p iniciante.Olhei tanto o céu hj q tô de pescoço doido kkkkk abraçosss

  2. Olá Joaquim!!! Como sou fascinado pelo espaço e principalmente cometas e meteoros, venho acompanhando notícias relativo ao Cometa Lovejoy. Não tenho equipamentos de longo alcance, apenas um bom binoculo 10X50 que quebra o galho. Já alguns dias venho procurando o Lovejoy no céu Capixaba, moro em Mimoso do Sul bem no no sul do-ES, divisa com o RJ. O tempo tá ajudando bastante o céu está limpo e com noite de muitas estrelas. Acredito ter visto o Lovejoy, fiz uma linha imaginária partindo da estrela Rigel que fica acima do cinturão do caçador (Constelação de Orion) em direção a estrela Canopus mais a direita olhando o céu de frente para o leste onde o sol nasce. Logo a frente de Rigel nessa tal linha imaginária avistei uma massa esfumaçada arredondada meio opaca, quer dizer, sem brilho intenso! Ainda não percebi calda ou outro filamento que o identifique como um cometa, observarei ainda por mais dias para ver a evolução deste astro, que como disse pode ser o Lovejoy. Valeu amigo, estamos de olho no céu! Feliz Ano Novo !!!

    1. Isso mesmo Renato. Agora, ele está passando à direita de Órion, e na primeira semana de janeiro deve atingir brilho máximo.

      Feliz Ano Novo!! E céus limpos!!

  3. ah, então aquele ponto brilhante perto de orion é mesmo o cometa lovejoy. Parabéns pela pagina

    1. Desculpe amigo Joaquim! Acho que estou respondendo para você!!! Caro Josué… Existe muitos pontos brilhantes perto de Orion, mas se voc~e tiver um equipamento bom (Luneta, Telescópio ou mesmo um binóculo) poderá encontrar o Lovejay, acredito que ele esteja um pouco abaixo ou acima de uma linha imaginária entre a estrela Rigel que tem um brilho forte acima do cinturão do caçador (Orion) ou 03 Marias como preferir até a estrela Canopu que fica mais a direita no céu indo para a direção sul/oeste! Corrija-me por favor amigo Joaquim se estou dizendo besteiras! Acho que o local para encontrar o Lovejoy é por ai!!! Desculpe a intromissão, grande abraço do amigo capixaba Renato.

    2. Obrigado por responder por mim amigo Renato. Sugiro a você (e também ao josué) que visitem a página que vou dar link, para mais detalhes sobre a posição do cometa Lovejoy no céu durante estes dias.

      http://www.skyandtelescope.com/astronomy-news/observing-news/spot-comet-lovejoy-tonight-122920141/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights