Este cometa Lovejoy – APOD

c2014_q2_2014_12_16dp950

Créditos da imagem e Copyright: Damian Peach.

O cometa Lovejoy (C/2014 Q2) está enquadrado como uma árvore de Natal cósmica com decorações estreladas neste retrato colorido telescópico, feito a 16 de dezembro. Sua encantadora coma é colorida de verde pelo gás diatómico fluorescente C2 à luz solar.

Descoberto em agosto deste ano, este cometa Lovejoy está indo para o norte através da constelação da Pomba (em latim: Columba), rumando à Lebre (em latim: Lepus) no sul de Orion e brilhante o suficiente para oferecer boas vistas binoculares.

Não sendo a sua primeira vez a passear pelo Sistema Solar interior, este cometa Lovejoy passará mais próximo ao planeta Terra a 7 de janeiro, enquanto o seu periélio (ponto mais próximo do Sol) será a 30 de janeiro. Claro, a passagem da Terra pelo seu periélio em 2015 está prevista para 04 de janeiro.

Como cometa de longo período, este cometa Lovejoy deve retornar novamente em cerca de… 8.000 anos.

1. h,j pela primeira vez consegui identificar uma constelação,claro q comecei por Orion,a mais fácil.Gostaria de dicas,pois vou comprar um telescópio p ver melhor essas maravilhas!! Estou apaixonada pela astronomia e quero saber mais.Me manda dicas p iniciante.Olhei tanto o céu hj q tô de pescoço doido kkkkk abraçosss

2. Olá Joaquim!!! Como sou fascinado pelo espaço e principalmente cometas e meteoros, venho acompanhando notícias relativo ao Cometa Lovejoy. Não tenho equipamentos de longo alcance, apenas um bom binoculo 10X50 que quebra o galho. Já alguns dias venho procurando o Lovejoy no céu Capixaba, moro em Mimoso do Sul bem no no sul do-ES, divisa com o RJ. O tempo tá ajudando bastante o céu está limpo e com noite de muitas estrelas. Acredito ter visto o Lovejoy, fiz uma linha imaginária partindo da estrela Rigel que fica acima do cinturão do caçador (Constelação de Orion) em direção a estrela Canopus mais a direita olhando o céu de frente para o leste onde o sol nasce. Logo a frente de Rigel nessa tal linha imaginária avistei uma massa esfumaçada arredondada meio opaca, quer dizer, sem brilho intenso! Ainda não percebi calda ou outro filamento que o identifique como um cometa, observarei ainda por mais dias para ver a evolução deste astro, que como disse pode ser o Lovejoy. Valeu amigo, estamos de olho no céu! Feliz Ano Novo !!!

1. Isso mesmo Renato. Agora, ele está passando à direita de Órion, e na primeira semana de janeiro deve atingir brilho máximo.

Feliz Ano Novo!! E céus limpos!!

3. ah, então aquele ponto brilhante perto de orion é mesmo o cometa lovejoy. Parabéns pela pagina

1. Desculpe amigo Joaquim! Acho que estou respondendo para você!!! Caro Josué… Existe muitos pontos brilhantes perto de Orion, mas se voc~e tiver um equipamento bom (Luneta, Telescópio ou mesmo um binóculo) poderá encontrar o Lovejay, acredito que ele esteja um pouco abaixo ou acima de uma linha imaginária entre a estrela Rigel que tem um brilho forte acima do cinturão do caçador (Orion) ou 03 Marias como preferir até a estrela Canopu que fica mais a direita no céu indo para a direção sul/oeste! Corrija-me por favor amigo Joaquim se estou dizendo besteiras! Acho que o local para encontrar o Lovejoy é por ai!!! Desculpe a intromissão, grande abraço do amigo capixaba Renato.

2. Obrigado por responder por mim amigo Renato. Sugiro a você (e também ao josué) que visitem a página que vou dar link, para mais detalhes sobre a posição do cometa Lovejoy no céu durante estes dias.