O cometa Lovejoy diante de um enxame globular – APOD

cometcluster_willasch_1080

Créditos da imagem e Copyright: Dieter Willasch (Astro-Cabinet).

O cometa Lovejoy tornou-se visível a olho nu. Para ver o cometa, basta ir lá fora uma hora ou mais depois do pôr do Sol e procurar uma mancha difusa à direita do cinturão de Órion. Binóculos e um mapa celeste podem ajudar.

Fotografado aqui, o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy) foi capturado há três dias passando quase em frente a M79, o enxame globular de estrelas visível como o ponto brilhante ligeiramente acima e à esquerda da coma verde do cometa. O núcleo do cometa Lovejoy é um iceberg sujo gigante que está espalhando o gás numa cauda de iões longa e intrincada, que se estende através da imagem, uma vez que se aproxima do Sol.

É esperado que o cometa se torne ainda mais fácil de detetar para os observadores do norte durante o mês de janeiro, à medida que aparece mais cedo e, esperançosamente, continua a ficar mais brilhante.

• Edgar Ferreira on 31/12/2014 at 18:33

Vale a pena observar o cometa mas nesta altura penso que ainda está na constelação da lebre (http://www.universetoday.com/116070/c2014-q2-lovejoy-a-binocular-comet-in-time-for-christmas/), algo distante do cinturão de Órion.
    Será mais fácil observar quanto mais elevado estiver e uma hora após o pôr-do-sol ainda estará a aparecer no horizonte. Cerca de 30 minutos após o fim do crepúsculo astronómico já se deve ver bem (depois das 19:30h), pelo menos na Latitude de 38º.
    Estou desejoso de ver como fica por volta de 7 de Janeiro.

1. Realmente, ainda está na Lebre. 🙂