Vigésimo quinto aniversário do Hubble: Pilares da Criação – APOD

m16pillarsHSTvis1024

Créditos da imagem: NASA, ESA, e o Hubble Heritage Team (STScI/AURA).

Para comemorar os 25 anos (1990-2015) de exploração do Universo a partir da órbita baixa da Terra, as câmeras do Telescópio Espacial Hubble foram usadas para revisitar a sua imagem mais icônica. O resultado é esta visão mais nítida e mais ampla da região apelidada de os Pilares da Criação, primeiramente fotografada pelo Hubble em 1995.

Estrelas estão se formando no interior das estruturas imponentes. As longas colunas de gás frio e poeira com anos-luz de comprimento estão a cerca de 6.500 anos-luz de distância em M16, a Nebulosa da Águia, na direção da constelação da Serpente (em latim: Serpens).

Esculpidos e erodidos pela luz ultravioleta enérgica e por poderosos ventos do aglomerado de estrelas jovens e massivas de M16, os próprios pilares cósmicos estão destinados à destruição. Porém, o ambiente turbulento de formação estelar dentro de M16, cujos detalhes espetaculares são capturados nesta imagem do Hubble em luz visível, provavelmente é semelhante ao ambiente em que o nosso próprio Sol se formou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights