Estrelas e poeira na Coroa Austral – APOD

NGC6726_c23schedler

Créditos da imagem e Copyright: CHART32 Team; Processamento: Johannes Schedler.

Nuvens de poeira cósmica e estrelas jovens e enérgicas povoam esta vista telescópica, que estão a menos de 500 anos-luz de distância na direção da fronteira norte da constelação da Coroa Austral (em latim: Corona Australis). As nuvens de poeira bloqueiam efetivamente a luz das mais distantes estrelas de fundo na Via Láctea.

Entretanto, o complexo impressionante de nebulosas de reflexão, catalogadas como NGC 6726, 6727 e IC 4812, produz uma cor azul característica porque a luz de estrelas quentes e jovens da região é refletida pela poeira cósmica. A poeira também obscurece a nossa visão de estrelas ainda em processo de nascimento.

À esquerda, a pequena nebulosa amarelada NGC 6729 se curva em torno da jovem estrela variável R Coronae Australis. Logo abaixo dela, arcos brilhantes e loops chocados pelos fluxos a partir de estrelas recém-nascidas embutidas são identificados como objetos Herbig-Haro.

No céu, este campo de visão se estende por cerca de 1 grau. Isso corresponde a quase 9 anos-luz à distância estimada da região de nascimento estelar próxima.

2 comentários

    • luis fernando duarte on 08/01/2015 at 15:29
    • Responder

    muito interessante.

    coisas de final de ciclo planetário, sem dúvidas.

    parabéns pela postagem.

    RELAX, GOD IS IN CONTROL!

    1. Final de ciclo planetário?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights