O Caçador, o Touro e o Lovejoy – APOD

orionandlovejoy-lores

Créditos da imagem e Copyright: Mike Cavaroc.

Indo em direção ao norte, o cometa Lovejoy (C/2014 Q2) está atualmente dando o seu melhor espetáculo para os observadores de cometas, com o luar ausente do céu no início das noites de meados de janeiro. Um alvo binocular fácil e visível a olho nu a partir de locais escuros, o cometa está passando através da constelação de Touro, como visto nesta imagem noturna profunda.

A cena estrelada foi capturada em 12 de janeiro, a partir de Jackson Hole, Wyoming, EUA. Na verdade, a cabeça do Touro, formada pelas estrelas do aglomerado das Híades em formato de V, aponta para o Lovejoy à direita. A coma esverdeada do cometa e cauda fluindo na direção oposta ao Sol também fazem parecer que ele foi lançado do arco de Órion.

Você pode identificar as estrelas familiares da constelação rica em nebulosas do Caçador à esquerda, e seguindo este link você pode localizar o cometa Lovejoy neste campo de visão amplo.