Mais Um Segundo por Favor!

longnow_clock_front

No dia 30 de Junho, às 23:59:59 será acrescido um segundo ao Tempo Universal Coordenado (UTC) para fazer a correção do Tempo Atómico Internacional (TAI). Antes de ser dia 1 de Julho de 2015, será 23:59:60 de 30 de Junho de 2015.

Esta será uma alteração necessária porque a velocidade de rotação da Terra apresenta variações, enquanto os relógios atómicos que mantêm a hora possuem uma precisão que chega a um segundo em milhões de anos.

“Enquanto os relógios atômicos, que usam as vibrações dos átomos para contar os segundos, são incrivelmente precisos, a Terra não é um cronometrista tão confiável quanto se acreditava – isto graças a uma ligeira oscilação que ela sofre conforme gira sobre seu próprio eixo.” (Inovação Tecnológica)

“A velocidade de rotação da Terra sofre variações em virtude dos efeitos gravitacionais do Sol, da Lua e dos planetas, e também resultado dos deslocamentos de massas terrestres em diferentes partes do planeta.” (Inovação Tecnológica)

Pode parecer uma mudança pequena mas têm impacto na sociedade, principalmente nas relações comerciais. Isso porque “As empresas sincronizadas com os servidores do Observatório Nacional terão essa mudança automaticamente, enquanto as demais precisam providenciar suas adequações.” (Inovação Tecnológica)

A introdução de um simples segundo pode causar graves problemas e parar os sistemas operativos. Quando ocorreu a última alteração deste género, em 2012, muitos serviços da Internet chegaram a parar. Alguns sites (Reddoit, Foursquare, LinkdIn) estiveram parados algumas horas. As aplicações de suporte dos sites ao verem surgir um segundo adicional congelam devido a bugs. A Google já arranjou uma solução para não ser afectada nesse dia. Não irá acrescentar 1 segundo mas sim alguns milissegundos periodicamente para, quando chegar o dia, não ter problemas pois o “seu” segundo já está adicionado.

“A correção do chamado “segundo intercalado” ou “segundo bissexto” (leap second) é determinada pelo IERS (International Earth Rotation and Reference Systems Service). O último acréscimo do segundo intercalado aconteceu em 2012.”

O “segundo bissexto” surgiu em 1972 e a sua eliminação é defendida por países como os Estados Unidos, França, Itália e Alemanha, mas rejeitada por Reino Unido, Canadá e China.

Pode ser difícil adicionar um segundo. Então porque não se adiciona ao longo dos anos menos do que 1s? O problema é que os segundos bissextos não são previsíveis. Eles são erráticos, porque as oscilações da Terra – o chamado balanço de Chandler – não é regular.

Uma das soluções, proposta em 2004, seria trocar os segundos bissextos por uma hora, a ser feita uma vez a cada alguns poucos séculos.

Leap-second-012

1 ping

  1. […] Não te preocupes, no dia 30 de Junho, às 23:59:59 será acrescido um segundo ao Tempo Universal Coordenado (UTC) par… […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights