A cauda do cometa Lovejoy – APOD

lovejoyJan13RBA1024

Créditos da imagem e Copyright: Rogelio Bernal Andreo (Deep Sky Colors).

Indo em direção ao norte no céu do planeta Terra, a coma esverdeada e a cauda de íões em tons de azul do cometa Lovejoy atravessam este campo de estrelas na constelação do Touro, como visto nesta foto tomada em 13 de janeiro.

A imagem anexa no canto superior esquerdo mostra o tamanho angular de meio grau da Lua Cheia, como comparação. Assim, a coma do Lovejoy aparece apenas um pouco menor (mas muito mais fraca) do que uma Lua Cheia no céu, e a sua cauda é visível por mais de 4 graus em toda a imagem. Isso corresponde a mais de 5 milhões de quilómetros de comprimento, sendo que a distância estimada do cometa à Terra é de 75 milhões de quilómetros.

Soprada pelo vento solar, a ténue cauda estruturada de íões do cometa flui para longe do Sol, crescendo enquanto este cometa Lovejoy se dirige para o periélio, a sua distância mais próxima do Sol, a 30 de janeiro. Enquanto o gás fluorescente de carbono diatómico (C2) produz a cor verde da coma por causa da luz solar, a cauda azulada mais ténue é tingida pela emissão de monóxido de carbono ionizado (CO+).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights