Política Internacional do Espaço

The-International-font-b-Politics-b-font-of-Space-Space-Power-and-font-b-Politic-b

Acontece com alguma frequência receber emails a pedirem-me referências bibliográficas na área de política espacial. A maioria das vezes são estudantes de Relações Internacionais e Ciência Política que têm trabalhos para fazer, ou até curiosos que se interessam pelo tema de política espacial.

Resolvi por isso escrever este post sobre um livro que eu acho ser “obrigatório” para quem se interessa por este tema. Infelizmente, não existe tradução em português, e para ser sincera, não conheço livros em português dedicados exclusivamente à política espacial.

O livro que vos quero recomendar chama-se The International Politics of Space e foi escrito por Michael Sheehan, professor de Relações Internacionais na Universidade de Swansea. Apesar desta universidade não ter uma longa tradição em política espacial, Michael Sheehan é já um nome bastante conhecido no meio.

Este livro que Sheehan escreveu, alia as teorias das relações internacionais à exploração espacial. Começando naquele que é considerado o inicio da corrida espacial – o lançamento do Sputnik -, Sheenan leva-nos a percorrer a história da exploração espacial ao longo da segunda metade do século XX, enquanto percorre em simultâneo as teorias das relações internacionais (teorias realistas, liberais, neo-liberais etc).

Sheehan analisa os programas espaciais dos Estados Unidos, Rússia, China, Índia e da Agência Espacial Europeia e explica como o espaço se tornou um tema central quando falamos de guerra e paz, direito internacional, justiça e desenvolvimento internacional, e ainda de cooperação.

Além de só estar disponível em inglês, ainda não está disponível no Google Books. Podem comprá-lo na Amazon aqui e… boas leituras!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights