O campo magnético da nossa Galáxia pelo satélite Planck – APOD

GalacticMagneticField_planck_960

Créditos da imagem e Copyright: ESA/Planck; Agradecimentos a: M.-A. Miville-Deschênes, CNRS – IAS, U. Paris-XI.

O que parece o campo magnético da nossa Galáxia? Há muito se sabe que um campo magnético modesto permeia nossa Via Láctea, porque é visto a alinhar pequenos grãos de poeira que dispersam a luz de fundo. No entanto, só recentemente é que o satélite Planck, orbitando a Terra, fez um mapa de alta resolução deste campo.

Codificado em cores, o mapa com de 30 graus de largura confirma, entre outras coisas, que o magnetismo interestelar da Galáxia é mais forte no disco central. A rotação do gás carregado em torno do centro galático cria este magnetismo, e a hipótese é de que, se visto a partir de cima, o campo magnético da Via Láctea apareceria como uma espiral girando para fora a partir do centro.

O que causou muitos dos detalhes neste e em mapas similares do Planck – e como o magnetismo, em geral, afetou a evolução da nossa Galáxia – provavelmente permanecerá como tema de pesquisa para os próximos anos.

1. perfect