Pequeno Asteróide Tem Uma Lua

Hoje, dia 26 de Janeiro, a Terra foi sobrevoada por um pequeno asteróide, o 2004 BL86. Este corpo celeste, com um tamanho estimado de 325 metros, fez a sua maior aproximação ao nosso planeta às 16h19m (hora de Portugal Continental) a uma distância de 1.2 milhões de quilómetros — cerca de 3.1 vezes a distância da Terra à Lua.

Vídeo construído com 20 imagens de radar do asteróide 2004 BL86 e da sua pequena lua. Crédito: NASA.

Vídeo construído com 20 imagens de radar do asteróide 2004 BL86 e da sua pequena lua. Crédito: NASA.

Tirando partido desta proximidade, uma equipa de cientistas da NASA utilizou a antena de 70 metros da Deep Space Network — uma das que é usada para comunicar com as sondas interplanetárias — para obter imagens de radar do asteróide. Esta técnica funciona da seguinte forma: os cientistas enviam potentes sinais de rádio na direcção do asteróide; parte das ondas de rádio embatem na superfície e retornam à Terra sob a forma de um eco de rádio; finalmente, os cientistas detectam este eco e usam-no para deduzir as características físicas do asteróide e produzir imagens.

asteroide animated

O resultado pode ser visto no pequeno vídeo que acompanha este artigo, cuja resolução é de 4 metros por píxel. O asteróide, com uma forma quase esférica apesar do seu pequeno tamanho, tem também uma rotação rápida. Mas o eco de rádio trazia ainda um bónus inesperado. O ponto brilhante que se aproxima do asteróide a partir do topo da imagem é uma pequena lua, um corpo que os cientistas estimam tenha uns 70 metros de diâmetro.

(Fonte: NASA/JPL)

1 comentário

2 pings

    • Dinis Ribeiro on 28/01/2015 at 13:33
    • Responder

    Sempre gostei da pequena lua “Dactyl” do asteroide 243 Ida… o nome tem uma sonoridade interessante…

    Sugestões:

    1) http://en.wikipedia.org/wiki/243_Ida

    2) http://en.wikipedia.org/wiki/243_Ida#Moon

    A small satellite named Dactyl orbits Ida.

    Dactyl, officially (243) Ida I Dactyl (/ˈdæktɨl/ dak-til) was discovered in images taken by the Galileo spacecraft during its flyby in 1993.

    These images provided the first direct confirmation of an asteroid moon.[33]

    At the time, it was separated from Ida by a distance of 90 kilometres (56 mi), moving in a prograde orbit. Dactyl is heavily cratered, like Ida, and consists of similar materials. Its origin is uncertain, but evidence from the flyby suggests that it originated as a fragment of the Koronis parent body.

    3) http://en.wikipedia.org/wiki/Minor-planet_moon

    4) http://en.wikipedia.org/wiki/Galileo_(spacecraft)

  1. […] Falamos na passagem do asteroide 2004 BL86, no dia 26 de Janeiro de 2015, neste post. Esse asteroide tem uma lua. […]

  2. […] Pequeno Asteróide Tem Uma Lua em Asteroide vai passar perto da Terra no dia 26? Não! […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights