O cometa Lovejoy num céu de inverno – APOD

apod20150128

Créditos da imagem e Licença BY-NC-2: Juan Carlos Casado (TWAN, Earth and Stars).

Qual desses ícones do céu noturno você pode encontrar nesta exposição bela e profunda do céu de inverno no hemisfério norte? Entre muitas luzes celestes, se incluem as estrelas no cinturão de Orion, a Nebulosa de Orion, o aglomerado estelar das Plêiades, as estrelas brilhantes Betelgeuse e Rigel, a Nebulosa Califórnia, o Loop de Barnard e o cometa Lovejoy.

As estrelas do cinturão de Orion estão em posição quase vertical na linha central, entre o horizonte e o centro da imagem, com a estrela mais abaixo do cinturão obscurecida pelo brilho vermelho da Nebulosa da Chama. À esquerda do cinturão está o arco vermelho do Loop de Barnard, seguido pela brilhante estrela laranja Betelgeuse, enquanto à direita dele está a colorida Nebulosa de Orion seguido da estrela azul brilhante Rigel.

Perto do centro superior está o aglomerado de estrelas azuis brilhantes das Plêiades, e a nebulosa vermelha à sua esquerda é a Nebulosa Califórnia. O ponto laranja brilhante acima do centro da imagem é a estrela Aldebarã, enquanto o objeto verde com a cauda longa à sua direita é o cometa C/2014 Q2 (Lovejoy). A imagem em destaque foi tomada cerca de duas semanas atrás, perto da vila de Palau, na Espanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights