Uma noite em Poker Flat – APOD

PFlatLaunch_compositeJan26_0800

Créditos da imagem: NASA/Jamie Adkins

Quatro foguetes suborbitais da NASA decolaram na noite de 26 de janeiro, a partir do Poker Flat Research Range da Universidade do Alasca. Esta imagem composta em estilo time lapse segue todos os quatro lançamentos dos pequenos foguetes de múltiplos estágios, que servirão para explorar o fascinante céu de inverno repleto de auroras.

Durante as exposições, as estrelas giraram em torno do Polo Norte Celeste, bem acima do horizonte local a 30 quilómetros ao norte de Fairbanks, Alasca. O LIDAR, feixes de lasers verdes pulsantes, também deixou marcas através da cena.

Operando com sucesso, as cargas que foram lançadas eram dois Mesosphere-Lower Thermosphere Turbulence Experiments (M-TeX; Experimentos de Turbulência da Mesosfera e Baixa Termosfera) e dois experimentos Mesospheric Inversion-layer Stratified Turbulence (MIST; experimentos de Turbulência da Camada de Inversão Mesosférica Estratificada), criando trilhas de vapor em altas altitudes para serem rastreados por observações terrestres.