Uma intrigante fratura em Anuket

fratura_Anuket_67P_OSIRIS_RosettaFratura na região de Anuket, no núcleo do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. Imagem obtida pelo sistema de imagem OSIRIS da sonda Rosetta.
Crédito: ESA/Rosetta/MPS para a equipa OSIRIS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA.

A imagem de cima mostra uma proeminente fratura atravessando a região de Anuket, no “pescoço” do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko. A estrutura estende-se por cerca de 500 metros, até aos terrenos poeirentos de Hapi, região onde assume a forma de uma cadeia de pequenos poços – uma morfologia consistente com o deslizamento de materiais soltos, possivelmente provocado pela abertura cíclica da fratura durante a passagem do cometa nas proximidades do periélio.

Os detalhes desta observação foram incluídos na primeira série de artigos científicos com a análise global dos dados recolhidos pela sonda Rosetta nos primeiros meses da sua missão na órbita do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Podem ler mais sobre estes resultados aqui.

1. […] Uma intreigante fratura em Anuket. http://www.astropt.org/2015/01/31/uma-intrigante-fratura-em-anuket/ Acesso em […]