Extremos unem-se na estupidez

Os EUA estão a ser atingidos por um surto de sarampo.
A causa é sempre a mesma: a estupidez dos pais que não querem vacinar os seus filhos.

Quando se lê isto, pode-se pensar que os causadores humanos são sempre os mesmos: extremistas republicanos (politicamente, de direita), fundamentalistas religiosos, ignorantes, sem educação escolar, e bastante pobres.
No entanto, desta vez, a causa é ligeiramente diferente. Os causadores humanos são: extremistas liberais (politicamente, de esquerda), fundamentalistas religiosos (ideias New Age), ignorantes, com elevada educação académica, e bastante ricos.

Jon Stewart fez um segmento brilhante sobre este problema de saúde, onde entre várias outras coisas, realça que este extremismo ignorante só existe devido ao sucesso das vacinas (as vacinas têm tanto sucesso na prevenção de doenças, que as pessoas esquecem-se que sem as vacinas as doenças existiriam). A comparação que ele faz com as populares séries/filmes de zombies também é excelente. E, por fim, expõe a ignorância e a hipocrisia dos políticos.

Vejam o segmento e cliquem em CC, para terem acesso às legendas:

5 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

  1. Em Portugal, esquerdistas também são chamados de liberais?

    Sou libertário há alguns anos e existem muitos conspiracionistas no meio libertário, principalmente nos EUA. “9/11 inside job” e coisas do gênero. Por isso surgiram grupos como o The Skeptical Libertarian.

    Há malucos em todas as ideologias políticas/econômicas.

    1. Liberais e Libertários são coisas diferentes. 😉
      Nos EUA existem os dois… liberais são de esquerda e libertários são de direita 😉

      abraços!

    2. Em Portugal, os liberais são de centro-direita. Governam o país mas só são liberais quando lhes interessa.

      A palavra libertário está normalmente associada ao movimento anarquista.

  2. http://www.publico.pt/portugal/noticia/querem-limpar-o-sarampo-a-vacina-do-sarampo-1685798

    ” (…)
    Numa sociedade cada vez mais desigual, surgem estes pequenos sinais de igualdade: hoje em dia, para apanhar uma doença erradicada, já não viajamos para uma zona miserável de África, vamos para um dos condados mais opulentos dos Estados Unidos.

    Claro que continua a haver diferenças. No terceiro mundo, os ratos transmitem doenças às pessoas. Nos países desenvolvidos, as pessoas é que contagiam os ratos. Na Disneylândia, só desde Dezembro, já infectaram 7 Mickeys, 4 Ratatouilles e um Fievel.

    Este ressurgimento do sarampo sucede porque o movimento antivacinas garante que há uma ligação entre vacinação e autismo. E é capaz que seja verdade. Ouvindo as pessoas que se recusam a vacinar os filhos, nota-se o discurso repetitivo, a incapacidade de comunicar e as dificuldades de aprendizagem típicas do autismo.

    (Nos EUA, a porta-voz do movimento é Jenni McCarthy, uma ex-coelhinha da Playboy. O que faz sentido. Ao nível da credibilidade, é o mais próximo que há do coelhinho da Páscoa.)
    (…)”

    • Flávio Silva on 14/02/2015 at 20:44
    • Responder

    Isto faz-me lembrar quando as pessoas perguntam-me o porqué do gosto de astronomia como quem diz, está ligado a uma coisa completamente alienada deste mundo desta sociedade,,,eu nem sei o que responder,,,a Astronomia é apenas mais um ramo do conhecimento,,,quem diz astronomia diz historia, arqueologia, biologia etc, etc,,,tenho pena que muitas pessoas não vejam isso mas também não as vou obrigar abrir a mente só lhes mostro o caminho,,,,,e neste caso a falta de investigação-ciêntifica, conhecimento e falta de interesse, doenças que podiam muito bem ser prevenidas estão a voltar e talvez evolua para estirpes mortais,,,,,

  1. […] está a situação atual no Brasil, mas ao redor do mundo o movimento antivacinação é a mais nova estupidez capaz de causar um dano gigantesco. O que eu li, nos comentários (sempre os comentários!) em um […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights