A brilhante Sarah explica-nos umas coisas

Tudo começou com um cartoon de Zach Weiner. Este. Weiner achou que o evento do cartoon podia ser transformado num acontecimento real, a comunidade científica concordou e o MIT aceitou apoiar e disponibilizar as instalações.

A ideia de apresentar hipóteses evolucionistas bem argumentadas e pesquisadas, mas completamente idiotas e hilariantes, deu origem, a 6 de outubro de 2013, à primeira edição de um festival batizado de BAH! (Bad Ad-hoc Hypotheses).

Nenhum criacionista foi convidado a apresentar qualquer hipótese, embora a sua presença fizesse todo o sentido num evento em que se pretende celebrar a palermice e o faz de conta. A ideia do BAH!, contudo, não é fazer ciência a brincar, é brincar com a Ciência. E para isso é preciso inteligência. Trata-se de uma brincadeira de evolucionistas para evolucionistas.

Os oradores selecionados sobem ao palco para defender a sua estapafúrdia teoria como se estivessem, de facto, a defender um trabalho a sério. Quanto mais humor e imaginação e informação «científica», melhor.

O desempenho dos participantes é avaliado por um painel de três cientistas que combina as suas notas com o nível de decibéis na sala – as gargalhadas e aplausos da audiência, portanto. O vencedor recebe um prémio simbólico de 500 dólares, cerca de 441 euros, um livro autografado do cartoonista Zach Weiner e uma estátua do «Charles Darwin com ar duvidoso», tal como surgiu no cartoon original.

Este evento tem tudo para se tornar um sucesso semelhante à versão «ignóbil» dos prémios Nobel.

shird12-1070x535

Dormimos para não nos aturarmos

O vencedor deste ano já foi encontrado e é o vídeo da sua intervenção que vos convido a ver. São 7 minutos de humor e boa disposição em inglês. Tentei arranjar uma versão transcrita para me facilitar a tradução, mas não consegui. Até conseguia fazê-lo de ouvido, mas demoraria muito mais tempo e ainda teria de sincronizar e incorporar as legendas, por isso desisti. Mas espero que aqueles que se sentem à vontade no inglês desfrutem.

Sarah Hird, a vencedora da edição deste ano, é estudante de pós-doutoramento em Filogenómica, ramo da Filogenética que usa o genoma completo (ou quase completo) para inferir as relações entre populações ou espécies.

A sua «palestra» é sobre o tema «Por que razão os mamíferos dormem» – e não conto mais nada! Gostam de ciência, percebem bem inglês e têm sentido de humor? Vejam o vídeo, vale a pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights