Estrela passou perto do nosso sistema solar

Ilustração com a estrela de Scholz e a sua companheira. O Sol está ao fundo. Crédito: Michael Osaciw/University of Rochester

Ilustração com a estrela de Scholz e a sua companheira. O Sol está ao fundo.
Crédito: Michael Osaciw/University of Rochester

Uma equipa internacional de astrónomos descobriu que há cerca de 70 mil anos (“recente”, pelos padrões planetários), uma estrela pouco luminosa passou a somente 0,8 anos-luz de distância da Terra. Como a Nuvem de Oort (uma “bolha” de cometas) se encontra nessa zona, então muito provavelmente esta estrela passou por dentro da secção exterior da Nuvem de Oort.

Note-se que a nossa estrela vizinha (do Sol) mais próxima é Proxima Centauri, que se encontra a 4,2 anos-luz de distância da Terra… ou seja, está 5 vezes mais longe do que passou a estrela de Scholz.

Foi dado o nome de estrela de Scholz a esta estrela que “bateu à porta” do nosso sistema solar. O nome é uma homenagem ao astrónomo alemão Ralf-Dieter Scholz, que a descobriu em 2013.
O nome científico é WISE J072003.20-084651.2

A estrela de Scholz encontra-se atualmente a cerca de 20 anos-luz de distância da Terra.

Na verdade, a chamada estrela de Scholz ou WISE J072003.20-084651.2 não é somente uma estrela, mas sim um sistema binário constituído por uma estrela anã vermelha, com cerca de 8% da massa do Sol, e uma companheira anã castanha/marrom, com cerca de 6% da massa do Sol.

Oort_Cloud

Como a Nuvem de Oort é a origem dos cometas de longo período que de vez em quando passam perto da Terra, a provável passagem da estrela de Scholz pelo interior da Nuvem de Oort deverá ter influenciado a órbita de alguns cometas naquela zona, deslocando-os da sua órbita. Felizmente a estrela não entrou na secção interior da Nuvem de Oort (mais densa e dinâmica), e assim a probabilidade de cometas terem vindo na direção do sistema solar interior diminui consideravelmente.

Leiam em inglês, aqui, aqui, e artigo científico.

4 comentários

1 ping

Passar directamente para o formulário dos comentários,

    • Reinaldo Silva on 22/02/2016 at 20:55
    • Responder

    Professor então estes objetos fazem ou não parte do sistema solar?
    Outra pergunta quantos milhões ou bilhões de anos estes objetos passarão novamente por oort?

    1. A única estrela que faz parte do sistema solar é o Sol.

      Podem não passar mais… as estrelas têm movimento próprio 😉

      abraços

  1. A existência da “nuvem de Oort” está confirmada?

    1. Não 😉

  1. […] 2015, um grupo de pesquisadores descobriu que há cerca de 70 mil anos atrás, uma estrela chamada estrela… (ela tem esse nome em homenagem ao astrônomo alemão que a descobriu) passou pelo Sistema Solar. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.