12.000.000.000 de sois

distantquasar2_high

Foi descoberto um buraco negro supermassivo muito antigo. É tão antigo que na altura estava bastante ativo (“comia” bastante), sendo assim chamado de quasar (que compõe o buraco negro e a matéria em seu redor).
O quasar foi chamado de SDSS J010013.02+280225.8 , ou resumidamente de SDSS J0100+2802
Este quasar tem 12.800 milhões de anos. Ou seja, existia quando o Universo era um bebé de algumas centenas de milhões de anos.

Mas a mais sensacional característica deste objeto não é a sua idade, mas sim o facto de ser uma monstruosidade luminosa (devido ao fluxo de partículas que escapam do “comilão”). É o mais maciço e mais brilhante buraco negro alguma vez encontrado!

Este quasar é 12 mil milhões (bilhões, no Brasil) de vezes mais maciço que o nosso Sol. Ele é 3.000 vezes mais maciço que o buraco negro supermaciço no centro da nossa Via Láctea! (note-se que se está a falar em massa, e não tamanho!)
E é 420 trilhões (no Brasil) de vezes mais brilhante que o Sol.

Crédito: Zhaoyu Li/Shanghai Observatory)

Como é que este monstro se pode formar tão depressa no Universo primordial?
Essa é uma questão que está agora em debate e que vai ser analisada nos próximos tempos pelos astrónomos e cosmólogos.

Leiam os comunicados de imprensa, feitos pelas universidades da equipa internacional de astrónomos, aqui, aqui e aqui.
O artigo científico está aqui.

• vergilio bueno junior on 27/02/2015 at 19:52

Antonio, por haver muita matéria , uma estrela hiper gigante tela colapsado rapidamente ,e essa quantidade de matéria abundante transformou o buraco negro em um quasar???

• António Castanheira on 27/02/2015 at 15:52

Lock,

Pode haver uma quantidade enorme de matéria, isto é, hidrogénio e hélio, que não é por isso que a estrela vai colapsar:

Para isso acontecer, tem de transformar matéria em energia para formar elementos mais pesados, os quais, esses sim, vão colapsar…mas, neste caso, não houve tempo para isso.

A notícia é muito estranha, têm de haver outras verificações até saber o que se passa.

A propósito, já tinha sido comprovado que, no centro de todos os quasares, existe um buraco negro?
    Não me tinha apercebido de tal, pensava que era ainda especulação.

Seja como fôr, também existirão buracos negros (mais próximos) sem quasares associados. Talvez ainda não tenham tido tempo para sugar a quantidade de matéria suficiente para formar um quasar…

1. Fascinante!

2. Eu vi em um desses documentários que no único do universo as quantidade de materia era tao grande que algumas estrelas colpasavam quase que um diatamnete após sua formação, transformando e se em buraco negro.

• vergilio bueno junior on 27/02/2015 at 02:59

Eu fiquei curioso ….Vcs tem alguma ideia .
    Sei q achismo não cabe aqui mas se puderem dar alguma ideia???