Dentro do Aglomerado Coma de galáxias – APOD

ComaCluster_hubble_960

Créditos da imagem: NASA, ESA, Hubble Heritage (STScI/AURA). Agradecimentos a: D. Carter (LJMU) et al. e Coma HST ACS Treasury Team.

Quase todo objecto nesta fotografia é uma galáxia. O Aglomerado Coma de galáxias na foto é um dos aglomerados mais densos conhecidos – ele contém milhares de galáxias. Cada uma dessas galáxias abriga milhares de milhões de estrelas, assim como a nossa própria Via Láctea faz.

Embora próximo quando comparado à maioria dos outros aglomerados, a luz do Aglomerado Coma ainda leva centenas de milhões de anos para chegar até nós. Na verdade, o Aglomerado Coma é tão grande que a luz leva milhões de anos apenas para ir de um lado ao outro!

Este mosaico de imagens de uma pequena porção de Coma foi feito com detalhes sem precedentes em 2006 pelo Telescópio Espacial Hubble, a fim de investigar como as galáxias em aglomerados ricos se formam e evoluem. A maioria das galáxias de Coma e de outros aglomerados são elípticas, embora algumas fotografadas aqui são claramente espirais.

A galáxia espiral na parte superior esquerda da imagem também pode ser considerada como uma das mais azuladas naquela mesma parte. Ao fundo, milhares de galáxias independentes são visíveis muito mais distantes através do Universo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights