Lovejoy e o Pequeno Haltere – APOD

Feb20Lovejoy_astroligu60c1024

Créditos da imagem e Copyright: Rolando Ligustri (CARA Project, CAST).

Fustigada pelo vento solar, a cauda iónica e tortuosa do cometa Lovejoy se estende por mais de 3 graus através deste campo de visão telescópica, registrado em 20 de fevereiro passado. O fundo estrelado inclui a espetacular estrela azulada Phi Persei abaixo, e a bela nebulosa planetária M76 logo acima da cauda longa do Lovejoy.

Também conhecida como a Nebulosa do Pequeno Haltere, após sua prima mais brilhante M27, a Nebulosa do Haltere, M76 está separada da coma esverdeada do cometa por uma distância correspondente ao diâmetro aparente Lua cheia no céu.

Ainda brilhando nos céus do hemisfério norte, este cometa Lovejoy (C/2014 Q2) está de saída do Sistema Solar interior, a cerca de 10 minutos-luz ou 190 milhões de quilómetros da Terra. Porém, o Pequeno Haltere está, na verdade, a mais de 3 mil anos-luz de distância.

Agora passando de forma constante pelo hemisfério celestial norte na direção da constelação de Cassiopeia, o cometa Lovejoy está desaparecendo de forma mais lenta do que o previsto e ainda é um bom alvo para pequenos telescópios.

2 comentários

    • Andre Lernatovitcz on 02/03/2015 at 11:11
    • Responder

    Olá bom dia, fiquei recioso quanto aos 10 min luz, o correto não seria 180 milhões ?
    Ótimo site cheio de bons conteudos e tudo mais. Parabéns a toda a equipe..

    1. Bom dia.
      De fato, 190 milhões de quilômetros já passa de 10 minutos-luz. Mas não há problema, pois 10 minutos-luz foi usado como uma aproximação (em que 10,5 minutos-luz é mais adequado).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights