Nuvem lenticular, Lua, Marte e Vénus – APOD

LenticularConjunction_serrao_960

Créditos da imagem e Copyright: Nuno Serrão.

Não é todo dia que uma nuvem tão interessante aparece inesperadamente na sua imagem. O plano original era fotografar uma conjunção angular rara de Marte e Vénus, que ocorreu uma semana e meia atrás, com a vantagem adicional de uma Lua crescente e da Estação Espacial Internacional, ambas passando por perto. Infelizmente, na Ilha da Madeira, Portugal, este evento não pode ser visível por causa de nuvens.

Durante o dia seguinte, no entanto, uma nuvem lenticular espetacular apareceu antes do pôr do Sol, de modo que o astrofotógrafo persistente rapidamente formulou um novo plano. Um olhar mais atento sobre a imagem resultante revela a Lua visível em direção à esquerda do quadro, enquanto embaixo, perto da parte inferior, estão os ditos planetas onde Vénus é o mais brilhante.

Porém, foi a nuvem lenticular inesperada, talvez parecendo algum tipo de nave espacial futurista, que roubou a cena. O Sol poente iluminava a nuvem estacionária (e tudo mais) a partir da parte inferior, criando um intrincado padrão de sombras, camadas e regiões bem iluminadas, todas vistas evoluindo num vídeo em paralelo.

Marte e Vénus aparecerão assim próximos no céu no final de agosto, mas não é sabido se serão fotografados ao lado de uma nuvem tão fotogénica de qualquer lugar da Terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights