Mulheres no Espaço? Sim, pois claro!

Women-in-space

Hoje celebra-se o Dia Mundial da Mulher. E por isso achei que deveria prestar homenagem às mulheres que romperam barreiras, não só pela Humanidade indo ao Espaço, mas também barreiras de género, ao não se deixarem vencer por estereótipos.

As primeiras mulheres astronautas que foram ao Espaço, tanto soviéticas como americanas, viviam num mundo dominado pelos homens, em que o seu papel principal era ocuparem-se da família ou então terem determinados empregos (creio que a série Mad Men retrata isto na perfeição). Aliás, ainda hoje o rácio mulheres/ homens nesta área é bastante desproporcional. Querem um exemplo? Vejam a lista de colaboradores do AstroPT: contem as mulheres, contem os homens. 😉 Profissionalmente, vejo essa desproporção nas equipas com quem trabalho: as equipas técnicas têm um número muito reduzido de mulheres (senão inexistentes). Acredito contudo, que esta realidade começa a mudar lentamente (por exemplo, há uns anos era a única mulher no AstroPT e agora não sou a única). Há contudo muito a fazer e acredito que estas mulheres que foram ao Espaço serviram e servem de inspiração a muitas jovens.

Como mulher, considero inspirador estas mulheres que ousaram romper convenções e ousaram ir mais além do que aquilo que a sociedade achava lhes estar destinado. A elas, o meu obrigada! Porque fazem-me acreditar que não há barreiras, porque fazem-me almejar chegar mais longe e melhor.

Sally Ride foi a primeira mulher americana astronauta.

Sally Ride foi a primeira mulher americana astronauta.

 O Canal de TV PBS fez uma série de vários episódios dedicada às mulheres em diversas áreas, intulada “Makers” (Fazedores, em português). Um dos episódios foi dedicado ao Espaço. Não só astronautas, mas também outras mulheres que não saíram da Terra mas que também estiveram/ estão envolvidas em assuntos relacionados com o Espaço. Podem ver todo o episódio (em inglês e sem legendas em português) aqui.

Poppy Northcutt, de 25 anos, foi a primeira mulher a trabalhar em suporte ao voos, no controlo de missão da NASA.

Poppy Northcutt, de 25 anos, foi a primeira mulher a trabalhar em suporte ao voos, no controlo de missão da NASA.

A atriz de Star Trek Nichelle Nichols explica numa curta entrevista para a série Makers como Star Trek nos ensina a aprendermos quem somos e em que queremos acreditar (em inglês e sem legendas).

Existem igualmente alguns livros bastante interessantes (infelizmente apenas conheço as versões em inglês, pelo que se alguém sabe da existência em Português, por favor, partilhe nos comentários). Podem ver uma longa lista de livros disponíveis no Google Books, aqui.

E totalmente em português, o Rui Barbosa mantém actualizada uma lista de todas as mulheres que foram ao Espaço, isto é, que estiveram em órbita, aqui. O Astropolitica publica uma pequena biografia das mesmas ao longo de todo o mês de Março que podem seguir, aqui.

2 comentários

    • Adriano Silva on 25/03/2023 at 17:45
    • Responder

    O 1.ç episódio de Mulheres no Espaço foi transmitido em 12 de dezembro de 1977 (“Tele Semana”, 9 dez.1977, p. 23). Não me lembro nada dele

    • António Castanheira on 10/08/2016 at 11:13
    • Responder

    O título deste post fez-me recordar a série de TV “Mulheres no Espaço”.

    Mulheres no Espaço (Star Maidens) foi uma série de origem britanica/alemã ocidental que passou na RTP1 por volta de 1977 (julgo que substituiu diretamente “Espaço 1999”)

    Um planeta desconhecido entra no nosso sistema solar mas, neste planeta, a sociedade é fortemente “feminista” (digamos assim), ou seja, todos os homens desse planeta são considerados seres inferiores: Ou são escravos das mulheres ou são seus colaboradores, sem quaisquer direitos…

    Pessoalmente, parece-me um ponto de partida algo retorcido, mesmo para uma série de ficção mas, seja como fôr, a série não teve nenhum sucesso, nem a nível interno, nem a nível internacional.

    https://www.youtube.com/watch?v=8mWDWYg5j3E

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights