X Congresso Nacional Cientistas em Ação

16, 17 e 18 de abril 2015 | inscrições até dia 3 de abril
Centro Ciência Viva de Estremoz

banner

Porquê?
Com o intuito de reconhecer e privilegiar a troca de experiências e ideias entre os alunos, a sua discussão e a importância fundamental de poder reconhecer que, afinal podemos estar errados, sem que isso constitua um problema, surgiu no ano letivo 2005/06 e realiza-se em 2015 a edição do “X Congresso Nacional Cientistas em Ação”.

Quem e para quem?
O Centro Ciência Viva de Estremoz (CCVEstremoz) e a Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora em colaboração com o Município de Estremoz e a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, dinamizam o X Congresso Nacional dos Cientistas em Ação nos dias 16, 17 e 18 de abril 2015, nas instalações do CCVEstremoz.
O dia 16 é dedicado ao 1.º Ciclo do Ensino Básico; o dia 17 aos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e o dia 18 ao Ensino Secundário.
As inscrições decorrem até dia 3 de abril e estão disponíveis em http://www.poloestremoz.uevora.pt/cientistas/form_tab.php, tal como, o regulamento de participação em http://www.ccvestremoz.uevora.pt/upload/pdf/Regulamento_2015_CongNacCientistasAcao.pdf

O que fazer?
Acompanhados pelo(s) docente(s), os alunos apresentam e defendem o seu trabalho experimental desenvolvido em contexto escolar, perante os colegas, bem como, cientistas convidados e outros elementos ligados à ciência e ao ensino experimental, tal como num verdadeiro Congresso Científico… Os trabalhos a elaborar devem estar relacionados com a temática geral do funcionamento do nosso Planeta, o que não se esgota na área de Geologia, pois esse só pode ser compreendido pela conjugação de várias ciências como a Física (e.g. forças), a Química (e.g. reações químicas), a Informática (e.g. modelar os fenómenos naturais) ou a Biologia (e.g. a evolução dos seres vivos não se fez à revelia da evolução do próprio planeta).

Os apoios!
O empenho e dedicação são reconhecidos através da atribuição do 1.º, 2.º e 3.º lugares aos alunos participantes, professor acompanhante e respetiva escola. Estes são ainda complementados com apoios materiais (kits científicos, vouchers, consumíveis para experiências/maquetas, equipamentos digitais, entre outros), entrega de certificados, menções honrosas e troféus pelos três níveis de ensino.

Atreve-te… Faz a inscrição e apresenta os teus trabalhos experimentais e/ou científicos!

Cartaz_Cientistas_A4_2015-02

Alguma dúvida?
268 334 285 – 968 312 768 – 912 165 111 | [email protected][email protected]
http://www.poloestremoz.uevora.pt/cientistas/congresso.php
Não hesites em contactar!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights