Potências de Dez – APOD

Quão diferente parece o Universo em pequenas, médias e grandes escalas? A mais famosa curta-metragem científica de sua geração dá comparações de tirar o fôlego. Esse filme, Potências de Dez (em inglês: Powers of Ten), originalmente criado na década de 1960, foi agora oficialmente postado no YouTube e incorporado acima. Por favor, clique no play para assistir o vídeo de nove minutos de duração.

A partir de uma toalha de piquenique, perto de Chicago, viajamos para mais além do Enxame de galáxias da Virgem, onde a cada dez segundos o filme se afasta para mostrar um quadrado de lado dez vezes maior que o anterior. O vídeo, em seguida, inverte, ampliando dez vezes mais a cada dois segundos até chegar dentro de um único protão. A sequência das Potências de Dez é na realidade baseada no livro “Cosmic Views”, por Kees Boeke em 1957, tal como um filme semelhante, mas na maior parte animado, chamado Cosmic Zoom, que também foi criado no final da década de 1960.

As perspectivas de mudança são tão cativantes e educativas que partes foram recriadas usando técnicas computadorizadas mais modernas, incluindo os primeiros minutos do filme Contato, assim como num curto vídeo, chamado The Known Universe (O Universo Conhecido), criado em 2010 pelo Museu Americano de História Natural. Ray e seu marido Charles Eames, os criadores do filme, eram conhecidos como espíritos bastante visionários e até inventaram sua própria cadeira que se tornou popular.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights