Primavera de Orion – APOD

OrionSpringDickinson1024

Créditos da imagem e Copyright: Bill Dickinson.

Quando a primavera chega ao hemisfério norte do planeta Terra, a familiar constelação de inverno de Orion se firma no alto do céu no início da noite e as árvores que brotam enquadram as estrelas do Caçador.

O tom amarelado da supergigante vermelha e fria Alpha Orionis, a grande estrela Betelgeuse, mistura-se com os galhos na parte superior desta colorida imagem. A estrela Alpha de Orion é acompanhado na extrema direita por Alpha Tauri. Também conhecida como Aldebarã e também uma estrela gigante mais fria que o Sol, ela brilha com uma luz amarelada na cabeça da constelação do Touro (em latim: Taurus).

Todavia, a contrastante supergigante azul Rigel, Beta Orionis, é outra estrela dominante em Orion, e marca o pé do Caçador abaixo do centro. De forma clara, a espada de Orion se pendura a partir da cintura de três estrelas azuis do Caçador, perto do centro de imagem, mas a estrela do meio na própria espada não é uma estrela. Um brilho rosado levemente difuso aponta para a sua verdadeira natureza, um berçário estelar próximo visível a olho nu conhecido como a Nebulosa de Orion.

2 comentários

    • José Ribeiro on 26/03/2015 at 23:38
    • Responder

    Para complementar, aqui fica o meu estudo espectral de algumas estrelas de Orion. É de facto maravilhoso como todas estas estrelas são tão activas!!!

    http://www.astrosurf.com/joseribeiro/e_brite_collaboration.htm

    1. Muito obrigado por compartilhar. Abraços!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights