NGC 2403 na Girafa – APOD

NGC2403-HaLRGBMP1024

Créditos da imagem e Copyright: Martin Pugh.

O magnífico universo-ilha NGC 2403 se encontra dentro dos limites da constelação da Girafa (em latim: Camelopardalis).

A aproximadamente 10 milhões de anos-luz de distância e com cerca de 50.000 anos-luz de diâmetro, a galáxia espiral parece ter mais regiões HII gigantes de formação estelar do que vemos, marcadas pelo brilho avermelhado revelador do gás hidrogénio atómico. As regiões HII gigantes são energizadas por enxames de estrelas quentes e maciças, onde elas explodem como supernovas brilhantes no final de suas vidas curtas e furiosas.

Um membro do Grupo M81 de galáxias, NGC 2403 se assemelha a outra galáxia com uma abundância de regiões de formação de estrelas, que se encontra dentro do nosso próprio Grupo Local: M33, a Galáxia do Triângulo. Pontiagudas na aparência, estrelas brilhantes neste retrato colorido da galáxia NGC 2403 estão em primeiro plano, dentro da nossa própria Via Láctea.