No coração do Enxame de Virgem – APOD

VirgoCentral_Subaru_960

Créditos da imagem: NASA/ESA/ESO/NAOJ/G. Paglioli; Copyright: R. Colombari/G. Paglioli.

O Enxame de Virgem é o enxame de galáxias mais próximo da nossa Via Láctea. Ele está tão próximo que se estende por mais de 5 graus no céu – cerca de 10 vezes o tamanho angular da Lua Cheia.

Com o seu centro estando a cerca de 70 milhões de anos-luz de distância, o Enxame de Virgem é o enxame de galáxias mais próximo, contém mais de 2.000 galáxias e tem uma força gravitacional notável nos membros do Grupo Local de galáxias que rodeiam a nossa Via Láctea. Ele não contém apenas galáxias cheias de estrelas, mas também cheias de gás tão quente que brilham em raios X. Os movimentos das galáxias dentro e ao redor dos enxames indicam que eles contêm mais matéria escura do que qualquer matéria visível que possamos detetar.

Na foto acima, o coração do Enxame de Virgem inclui galáxias tão luminosas como as do catálogo Messier, como os “Olhos de Markarian” no canto superior esquerdo, M86 logo acima e à direita do centro, M84 na margem direita, bem como a galáxia espiral NGC 4388 na parte inferior à direita.