Lua cheia na sombra da Terra – APOD

TLE2015_1024x821olsen

Créditos da imagem e Copyright: Rolf Olsen.

Na semana passada, a Lua Cheia foi completamente imersa na escuridão da sombra da Terra, mesmo que por um breve tempo. A fase total do eclipse lunar de 04 de abril de 2015 durou menos de 5 minutos, sendo assim o eclipse lunar total mais curto do século.

Na verdade, deslizando só na parte norte da sombra da Terra, o norte lunar permaneceu relativamente brilhante, enquanto uma bela variedade de tons de azul e vermelho surgiu em todo o resto do lado voltado para nosso planeta. A luz no interior da sombra avermelhada que atinge a superfície lunar é filtrada através da atmosfera inferior terrestre. Visto de uma perspectiva lunar, ela vem de todos os pores e nasceres do Sol no contorno da Terra.

Perto da borda da sombra, a luz azul ainda é filtrada através da atmosfera da Terra, mas se origina enquanto os raios solares passam através das camadas altas, na estratosfera superior. A coloração dessa luz é dada pelo ozono, que absorve a luz vermelha e transmite os tons de azul.

Nesta visão telescópica nítida da totalidade a partir de Auckland, na Nova Zelândia, o pólo norte da Lua foi girado para a parte superior do quadro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights