Dawn Observa o Pólo Norte de Ceres

Esta animação mostra o pólo norte de Ceres observado pela sonda Dawn no passado dia 10 de Abril, a uma distância de 33 mil km. Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

Esta animação mostra o pólo norte de Ceres observado pela sonda Dawn no passado dia 10 de Abril, a uma distância de 33 mil km. Crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA.

Depois de ter sido suavemente capturada pela gravidade de Ceres no passado dia 6 de Março, a sonda Dawn manteve-se durante quase um mês do lado nocturno do planeta anão. A sonda tem vindo a percorrer uma trajectória alongada que a leva lentamente até à proximidade do planeta onde atingirá, no próximo dia 23 de Abril, a sua primeira órbita para observações científicas — uma órbita polar a 13500 km da superfície. Mais tarde, a equipa fará novas correcções de trajectória e velocidade que levarão a sonda para órbitas sucessivamente mais baixas, até atingir apenas os 378 km de altitude, em Novembro próximo.


A trajectória da sonda Dawn na sua aproximação a Ceres. Crédito: NASA/JPL-Caltech.

Entretanto, na passada 6ª feira (10 de Abril), a sonda obteve uma sequência de fotografias de Ceres para fins de navegação. Nessa data, estava a apenas 33 mil km da superfície parcialmente iluminada do planeta anão. Ceres ocupava um diâmetro de 306 píxeis no sensor da câmara, equivalente a uma resolução de 3.1 km/píxel — 9.6 vezes melhor do que as imagens obtidas pelo Telescópio Espacial Hubble. O vídeo agora disponibilizado pela equipa da missão, mostra a região do pólo norte de Ceres parcialmente iluminada e em rotação.

Uma segunda sequência de fotos foi obtida na 3ª feira (14 de Abril), a uma distância de apenas 22 mil km, correspondendo a uma resolução de 2.1 km/píxel — 14 vezes melhor do que o Hubble — mas estas imagens ainda não estão disponíveis.

PIA19317_hires

(Fonte: JPL/NASA)

1 comentário

  1. Estava muito ancioso por ter alguma infomação de Ceres.
    Veio alguma mas não to saciado 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights