Galáxia espiral de um único braço NGC 4725 – APOD

rNGC-4725-HaL(AOX)RGBpugh1024

Créditos da imagem e Copyright: Martin Pugh.

Enquanto a maioria das galáxias espirais, incluindo a nossa própria Via Láctea, tem dois ou mais braços espirais, a NGC 4725 tem apenas um.

Nesta imagem composta e colorida, a maravilhosa espiral única parece se enrolar a partir de um proeminente anel de enxames de estrelas azuis recém-nascidas e regiões de nascimento de estrelas coloridas em vermelho. A estranha galáxia também ostenta faixas de poeira obscuras e uma estrutura de barra central amarelada composta por uma população mais velha de estrelas. NGC 4725 tem mais de 100 mil anos-luz de diâmetro e fica a 41 milhões de anos-luz de distância, na constelação da Cabeleira de Berenice (em latim: Coma Berenices).

As simulações de computador sobre a formação de braços espirais únicos sugerem que eles podem ser braços iniciais ou finais em relação à rotação geral de uma galáxia. Também incluída no quadro, ostentando uma aparência visivelmente mais tradicional de galáxia espiral, está uma galáxia de fundo mais distante.

1 comentário

    • Regis Olivetti on 18/04/2015 at 02:54
    • Responder

    Quanto ao buraco negro é evidente que todas (quase) galáxias giram no seu eixo transversal (ou longitudinal, depende do referencial), assim como um toroide de enrolamento faz seu eixo virar (motores elétricos como liquidificadores). Elas podem girar no sentido horário ou anti-horário. Na física antiga dizíamos-regra da mão direita que também pode ser decomposta em três dedos, ou seja, um grande motor magnético que além da gravidade, fornece força de transmissão e rotação para os demais corpos periféricos (motores elétricos não têm força gravitacional). É uma força absolutamente fantástica e é muito maior que as forças ditas de “maré” das estrelas ou quiça, luas! A teoria do Big bang falha, pois todas as galáxias deveriam ter direções radiais e não axiais (prancha de surf não “anda” de lado nas ondas) como mostra a belíssima foto. Afirmo isto, pois a elasticidade do espaço que diverge é mais veloz, quanto mais distende em sua perimetria (não são os astros que andam, mas sim o espaço que se estende), atua como uma força anti-gravitacional e deveria ter uma direção e plano para todas as galáxias, mas, isso é controverso e não comprovado pela física. Lembrando que a força anti-gravitacional é maior que a força gravitacional, sendo assim, as galáxia mais distantes são mais velozes e podem ultrapassar, creio que, a velocidade da luz, momento em que a matéria perde estabilidade e se desfaz em energia, ainda não conhecida (buraco negro de dispersão?).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights