Europa celebra 25 anos do Telescópio Espacial Hubble

Barra evento_FacebookNo próximo dia 23 de abril, a Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com centros de ciência por toda a Europa, comemora 25 anos de sucessos do Telescópio Espacial Hubble (ESA/NASA). Este evento tem como destaque a revelação de um painel, com uma imagem inédita, que marca um quarto de século do Hubble.

O Planetário Calouste Gulbenkian, na capital, e o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, na invicta, serão dois dos palcos deste evento europeu, e além da revelação do painel com 6,75 metros quadrados, apresentam atividades complementares desenvolvidas por investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).

No Planetário do Porto, onde recentemente foi instalado um novo sistema de projeção digital fulldome, o programa começa às 14h00, com a sessão “Hubble – 25 anos de descobertas”, uma produção imersiva original da equipa de divulgação do Centro de Astrofísica da U.Porto (CAUP), associação que gere o maior planetário digital do país.

Neste espaço da Universidade do Porto, os visitantes poderão ainda visitar as exposições “Da Terra aos confins do Universo” e “Astro Homus”. Para os mais novos estarão ainda disponíveis algumas experiências práticas.

Às 21h30, sob o céu estrelado do Planetário Calouste Gulbenkian, um conjunto de pequenas palestras sobre as contribuições do Hubble serão apresentadas por investigadores do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Ismael Tereno estará “À procura dos faróis do Universo”, David Sobral fala d’ “O rei das galáxias distantes”, e Pedro Machado mostra “Uma janela para os sistemas planetários”.

Uma hora depois, a Sessão de planetário “Hubble Vision” antecede a revelação da imagem comemorativa, que será acompanhada de um pequeno espetáculo de música e efeitos visuais na cúpula do planetário.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Verified by MonsterInsights