Enxame e região de nascimento de estrelas Westerlund 2 – APOD

westerlund2_hst1024

Créditos da imagem e Copyright: NASA, ESA, Hubble Heritage Team (STScI / AURA), A. Nota (ESA/STScI) e Westerlund 2 Science Team

Localizado a 20.000 anos-luz de distância na constelação da Carenagem (ou Quilha; em latim: Carina), o jovem enxame e região de nascimento de estrelas Westerlund 2 preenche esta cena cósmica. Capturado com as câmeras do Hubble em luz visível e infravermelho próximo, esta imagem impressionante, mostrando um aparente fogo de artifício celestial, foi feita para a comemoração do 25º aniversário do lançamento do Telescópio Espacial Hubble, a 24 de abril de 1990.

A densa concentração do conjunto de estrelas luminosas e maciças tem cerca de 10 anos-luz de diâmetro. Os fortes ventos e a radiação provenientes dessas jovens estrelas massivas têm esculpido e moldado o gás e poeira da região em pilares de formação estelar que apontam para o conjunto central. Os pontos vermelhos que cercam as estrelas brilhantes são fracas estrelas recém-nascidas do enxame, ainda dentro de seus casulos natais de gás e poeira.

Todavia, as estrelas brilhantes azuis espalhadas na imagem provavelmente não são do enxame Westerlund 2 e, em vez disso, se encontram em primeiro plano do campo de visão do aniversário do Hubble.

1. […] lançado para o espaço a 24 de Abril de 1990. Para comemorar o 25º aniversário, foi divulgada esta imagem. Foi também disponibilizado um ebook gratuito, aqui e […]