Europa e os Vulcões de Io

volcanosIo

Este vídeo fenomenal, obtido com o LBTO (Large Binocular Telescope Observatory), mostra Europa (o disco escuro) passando em frente de Io (o disco vermelho com manchas amarelas), ambas luas de Júpiter. Io brilha nestas imagens obtidas no infravermelho próximo devido à sua actividade vulcânica quase constante. De facto, as duas manchas amarelas mais brilhantes são dois vulcões em actividade — Loki (ligeiramente acima e à esquerda do centro) e Pele (em baixo à direita). O gelo de água na superfície de Europa absorve os comprimentos de onda em que foram feitas as imagens pelo que o seu disco aparece escuro.

europa_in_front_io_Loki_Pele

O LBTO é constituído por um par de telescópios de 8.4 metros montados lado a lado a 6 metros de distância. Um interferómetro permite usar os dois telescópios como um único instrumento com uma resolução equivalente a um telescópio de 22.8 (8.4 + 6 + 8.4) metros de diâmetro. Foi esta a configuração utilizada para fazer as observações de Io.

(Fonte: LBTO)

• gilmar lopes santos on 01/05/2015 at 20:56

Fantastica essa imagens das luas de jupiter, Luis. Essa poderosa GRAVIDADE que orienta essas luas, realmente é o milagre, parabéns pelas imagens.

1. […] sistema solar. Ainda há cerca de 1 mês, o LBTO (Large Binocular Telescope Observatory) detectou dois vulcões em actividade: Loki e Pele. Estando os vulcões em atividade, é obviamente normal que a lava se distribua […]