Google+

»

Mai 09

Quando Vega é a Estrela do Norte – APOD

Precession-MC_Map_VEGA-POLARIS-Startrail_cscale1024

Créditos da imagem e Copyright: Miguel Claro; Dark Sky Alqueva.

Em apenas cerca de 12 mil anos Vega será a Estrela do Norte, a estrela brilhante mais próxima do Pólo Norte Celestial do nosso planeta. Nessa altura, quando fixares a tua câmera num tripé, as longas exposições do céu noturno mostrarão os arcos concêntricos de trilhas estelares centrados em um ponto próximo de Vega, enquanto a Terra gira sobre seu eixo.

Atualmente, a estrela brilhante convenientemente perto do Pólo Norte Celeste é Polaris, mas isso vai mudar conforme o eixo de rotação da Terra precessa, como a oscilação de um pião, com um período de precessão de cerca de 26 mil anos. Se a sua câmera está pronta agora e você não quer esperar 12 mil anos para Vega ser a Estrela do Norte, considere esta demonstração engenhosa de trilhas estelares contemporâneas (à esquerda) e trilhas estelares que remetem para o ano 14000.

Ambas as imagens foram registradas em abril deste ano na Reserva Dark Sky Alqueva no Alentejo, Portugal. Para produzir as trilhas estelares mais “Vega-cêntricas” do futuro distante, o astrofotógrafo Miguel Claro combinou a rotação de duas montagens de câmeras de monitoramento de estrelas para criar a aparente mudança no Pólo Norte Celeste.

(Adenda: Graças aos leitores da APOD, eles notaram que quando Vega é a Estrela do Norte ela também aparecerá perto da mesma posição que Polaris está agora em relação à paisagem).

Joaquim Farias

Joaquim Farias nasceu e vive em Uruoca, Ceará, Brasil.
É estudante de licenciatura em matemática e professor.
Futuramente será graduado em Astronomia, com especial atenção à Astronomia extragaláctica. Também é divulgador científico em páginas do Facebook (Espaço Astronômico e projeto Ciência e Astronomia) e muito fã da série Cosmos: uma viagem pessoal e, claro, de Carl Sagan.